Juntos contra o racismo. Antes da bola rolar para Fortaleza e Vasco, os clubes promoveram uma ação em conjunto para combater a discriminação racial.
Num primeiro momento, Fortaleza e Vasco divulgaram as escalações sem a presença dos jogadores negros, somente com as numerações. Em seguida, os clubes explicaram o motivo e colocaram os respectivos atletas.
+ Fortaleza x Vasco: onde assistir ao vivo, horário e escalações do jogo de hoje pelo Brasileirão
A ação promovida por Fortaleza e Vasco foi feita dias depois do atacante brasileiro Vini Jr sofrer diversos insultos racistas no estádio do Valencia. Vale lembrar que esta não foi o primeiro episódio envolvendo o jogador do Real Madrid.
CONFIRA A ÍNTEGRA DA PUBLICAÇÃO DE FORTALEZA E VASCO:
"No mercado de trabalho, nas salas de universidades, nos cargos de gerência, na política. Em um país de maioria negra, não é comum vermos pessoas pretas nessas áreas, e isso é reflexo de um racismo que vai muito além do insulto e da injúria. É para derrotá-lo que levantamos essa bandeira. Por RESPEITO, IGUALDADE e INCLUSÃO. Para que os negros ocupem todos os espaços, não apenas em um campo de futebol, mas em toda sociedade. Todos os atletas foram consultados para a execução desta ação."