Um jovem experiente: Henrique vê 2017 de conquistas para o Vasco
Lateral-esquerdo Henrique conquista titularidade para a estreia do Vasco neste domingo, no Campeonato Carioca. Jogador tem apenas 22 anos, mas é o mais ‘velho’ de elenco principal
Henrique tem uma caminhada interessante no Vasco. Cria das categorias de base, é um dos mais jovens da atual equipe titular, possui apenas 22 anos. E ao mesmo tempo carrega a responsabilidade de ser o mais experiente do elenco principal. Está há 12 anos em São Januário, levando em consideração as divisões inferiores.
Na base do Vasco desde 2005, Henrique ganhou a primeira chance no profissional em 2013. E curiosamente foi justamente contra o Fluminense, adversário deste domingo na estreia no Campeonato Carioca. O primeiro encontro foi com vitória por 3 a 1 e, agora, o lateral-esquerdo quer seguir o caminho.
– O Vasco é um clube que entra em qualquer competição para chegar nas primeiras colocações, ser campeão. O grupo tem se dedicado muito e acredito que todo esse trabalho nos levará a fazer uma grande campeonato. A partida contra o Fluminense é importantissíma, foi o time que estreei no profissional – afirmou durante coletiva antes de completar:
– Este clássico entre Vasco e Fluminense reúne dois grandes clubes do Brasil. Sabemos o peso desse jogo e do tamanho da responsabilidade. É um desafio novo, é diferente começar pegando um rival na primeira rodada do Campeonato Carioca, onde queremos manter o retrospecto. Se Deus quiser, tudo vai dar certo.
Ao entrar em campo neste domingo, Henrique viverá um novo momento ao lado da torcida do Vasco. Já defendeu a camisa vascaína em 39 partidas como profissional (sendo 21 vitórias, 11 empates e sete derrotas), mas ainda não balançou as redes adversárias. O jogador terá a chance de continuar a escrever a história e fazer jus aos 12 anos em São Januário.
BATE-BOLA
Henrique - lateral-esquerdo - em coletiva
‘O tempo de trabalho foi pouco, mas compreendemos a forma’
Como vem sendo o trabalho realizado no período de pré-temporada com Cristovão Borges?
Em relação ao Cristovão, o tempo de trabalho foi pouco, mas já estamos compreendendo a forma dele jogar, a cara que ele quer para o time. Estamos no esforçando e prestando atenção em tudo. Acredito que o time estará jogando da forma que ele deseja em pouco tempo.
No início do ano, antes da ida aos EUA, você deu uma coletiva ao lado de Alan e ele foi o titular inicial, posição agora sua. Como você lida com esta situação?
Tanto eu, quanto o Alan trabalhamos visando o melhor para o Vasco. Esse ano, tive a minha a oportunidade e consegui ir bem. Quando ele teve ano passado, foi bem e passou na minha frente. Futebol é isso. O importante é que estamos aqui querendo ajudar o clube para conquistar os objetivos.
O que espera do jogo neste domingo?
Espero uma grande partida, será um clássico. Foi minha estreia como profissional e será importante.
TITULARIDADE DA LATERAL ESQUERDA
Cristovão fala sobre a posição
Em entrevista coletiva após o treino de sexta-feira, o técnico Cristovão Borges comentou sobre as chances que está dando para todo o elenco do Vasco. O comandante destacou a briga na lateral esquerda entre Henrique e Alan pela vaga de titular do time.
– Estou procurando dar oportunidade para todos. Ainda não dei para todos, mas já consegui colocar para a maioria para jogar. Todos precisam ter a chance de brigar por posição no time. A disputa entre o Alan e o Henrique, por exemplo, é muito boa, pois são atletas que se equivalem em melhor nível. Quero que isso ocorra em todas as posições, pois precisamos de um grupo de qualidade – disse.