Novos uniformes do Vasco: o emoji de Maxi e explicações de dirigente
Centroavante argentino publicou comentário no Instagram com imagem geralmente utilizada para demonstrar lamentação; Vice de marketing explicou o processo de criação
As novas camisas de treino do Vasco, que causaram polêmica nas redes sociais desde que foram anunciadas, na noite desta terça-feira, repercutiram também entre personagens internos do clube. O centroavante Maxi López, por exemplo, comentou na publicação original do Cruz-Maltino, no Instagram, com um emoji de mão no rosto, costumeiramente utilizado para lamentações.
Outro que comentou sobre o tema foi o vice-presidente de marketing do Vasco, Bruno Maia. Por meio de sua conta pessoal no Twitter, o dirigente justificou as cores e a ausência da Cruz de Malta nas vestimentas, substituída pelas iniciais do Club de Regatas Vasco da Gama. Confira o resultado da sequência de tuítes:
"Vou falar um pouco sobre os novos uniformes de treino do Vasco, que mostramos ontem, dividindo um pouco do processo por trás, sabendo que gosto é gosto e devemos respeitar tanto quem curtiu como quem não achou tão bacana o resultado.
Queríamos trazer uma tendência de uniformes monocromáticos, de cores cítricas, adotada por muitos times europeus que vinham tendo altos índices de venda e que estavam sendo pedidos por vários torcedores nas mensagens que colhemos nas redes sociais. Nessas fotos têm exemplos do que recebemos:
Queríamos trazer uma tendência de uniformes monocromáticos, de cores cítricas, adotada por mtos times europeus, q vinham tendo altos índices de venda e q estavam sendo pedidos por vários torcedores nas msgs q colhemos nas redes sociais. nessas fotos têm exemplos do que recebemos pic.twitter.com/znQ9m6pu3o
— Bruno Maia (@brunomaiavasco) 27 de fevereiro de 2019
A maior parte dessas referências trazem, na base, cores sólidas e escuras, como o preto e o azul marinho. Além de serem cores já utilizadas normalmente no material de treino do Vasco, elas esquentam mais e havia um pedido por cores mais leves.
Para conciliar tudo com o conforto dos atletas, chegamos nas cores da base do tecido. Dentro da linha estética, o vermelho fugia do tom cítrico e, ao contrário de vários clubes que mexeram nas cores dos seus emblemas, a preocupação foi justamente preservar a cruz.
Daí que saímos a buscar outro elemento q nos representasse e que não tivesse essa questão. Veio o CRVG, na nova tipografia/fonte que desenvolvemos para o Vasco. O CRVG é uma marca do clube, reconhecida e tatuada por vários vascaínos e que permitia essa abordagem.
O desafio era inserir o Vasco da Gama numa tendência de mercado, mas de maneira proprietária, inovando, sim, mas sempre respeitando nossos símbolos. Se alguém achar que não ficou tão bacana quanto as elogiadas terceira camisa do ano passado e a branca que lançamos esse ano é uma pena, respeitamos e estamos atentos. Foi a mesma equipe que fez. Ao final, gosto é gosto, gostar ou não gostar é do jogo, faz parte.
Essa thread foi só pra dividir com a torcida e com quem se interessa o processo criativo, dar mais elementos para as discussões mostrando variáveis que são consideradas num trabalho de marketing e gerar um pouco mais de informação para quem se interessa pela discussão."