menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Saiba quem é Alexandre Mattos, novo diretor de futebol do Vasco

Cartola tem chegada ao Rio de Janeiro prevista para a terça-feira (12)

alexandre-mattos-1-aspect-ratio-512-320
imagem camera(Foto: ALEXANDRE NETO, Photopress/Gazeta Press)
Avatar
Paula Mattos
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 11/12/2023
17:12

  • Matéria
  • Mais Notícias

A permanência na Série A fez o Vasco começar a se movimentar nos bastidores em busca de uma reformulação para 2024, e a primeira grande mudança começou com a demissão de Paulo Bracks. O Cruz-Maltino agiu rápido por um substituto e acertou com Alexandre Mattos para o cargo de diretor de futebol.

+ Vasco tem time-base montado para 2024 e orçamento milionário para contratações de peso

Para assinar com o Vasco, Alexandre deixou o Athletico-PR. Mattos estava no clube paranaense desde janeiro de 2022, quando chegou como CEO de Negócios de Futebol e Áreas Nacional e Internacional. Em fevereiro, com a saída de Paulo Autuori, ele acumulou funções e assumiu, também, a direção de futebol.

Mattos foi responsável pela montagem do elenco do Athletico e se destacou principalmente na janela do meio do ano, com as contratações de Alex Santana e Fernandinho. O elenco terminou vice-campeão da Libertadores.

CARREIRA

Alexandre iniciou a trajetória como executivo de futebol no América-MG, em 2005. Na época, o Coelho estava na Série C, e em cinco anos, chegou à Série A. Em 2012, Mattos assumiu o Cruzeiro, com quem foi bicampeão brasileiro nos anos de 2013 e 2014.


+ ➡️ Tudo sobre o Gigante agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Vasco

Ele também acumula passagens por Palmeiras (2016-2018), onde foi campeão brasileiro, e Atlético-MG (2020), quando conquistou o Campeonato Mineiro. Após trajetória no Galo, Mattos foi contratado pelo Athletico-PR. Ao todo, o cartola tem 11 títulos na carreira.

CONTRATAÇÕES BOMBÁSTICAS

Ricardo Goulart no Cruzeiro: na época, após um clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, presidente e técnico do Galo anunciaram a contratação de Ricardo. Fato é que o atacante estava acertado com a Raposa (de Mattos) desde setembro de 2012. A contratação foi emblemática e teve grande repercussão, clube celeste levou a melhor e se sagrou campeão no ano seguinte.

Roger Guedes: em 2018, Roger pertencia ao Palmeiras, mas estava emprestado ao Atlético-MG. A negociação envolvia o clube paulista, o mineiro, além do Criciúma e do Shandong Luneng. Alexandre, que na época estava no Alviverde, precisou agilizar a negociação de modo que todos os clubes saíssem satisfeitos e em tempo recorde para o fechamento da janela de transferências.

Mattos, em sua biografia, fala sobre a dificuldade das tratativas: "O Palmeiras tinha os direitos federativos e apenas 25% dos econômicos do jogador, o restante era do Criciúma. Além disso, ele fora emprestado ao Atlético-MG, que teria de dar anuência à transferência, e não queria liberá-lo. Tínhamos apenas um dia e meio para resolver isso! (...) Eu queria ajudá-los (Atlético) a também receber algo, pois foram uma baita vitrine para o Roger. Foi uma verdadeira batalha para conseguir fechar os números de todos".

FUTURO NO VASCO

– Muito feliz de chegar pra contribuir com meu trabalho neste novo momento e gestão do clube. Me preparei, estudei na FIFA, na UEFA, e estou pronto, com muita humildade, pra colaborar. O Vasco é gigante e tem uma das torcidas mais apaixonadas do país, um verdadeiro patrimônio dessa equipe. Vamos juntos construir uma trajetória vitoriosa –, disse Alexandre.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias