Vasco celebra o centenário dos Camisas Negras
Cruz-Maltino realiza evento em São Januário para homenagear 100 anos de mais uma das grandes histórias do clube no futebol
O Vasco homenageou o centenário dos Camisas Negras com uma programação diferenciada em São Januário. O evento conta com uma exposição de quadros com fotos restauradas da época, com informações sobre a campanha do primeiro título carioca, exibição de documentário e diversas outras homenagens.
Durante o cerimonial, familiares dos Camisas Negras estiveram presentes e receberam réplicas das camisas que o Vasco produziu. O evento também foi usado para protestar contra a interdição de São Januário.
Familiares de Adão, Cláudio Destri, Leitão, Russinho e Torterolli foram receberam as honrarias. Além deles, dirigentes da época, como José Augusto Prestes, que firmou a Resposta Histórica, também foram homenageados por meio de familiares.
Além das camisas, o Vasco também entregou a "Medalha Pai Santana", uma honraria para causas sociais. Personalidades que lutam contra o racismo também receberam a medalha.
Na entrada da social, o Vasco inaugurou uma placa comemorativa, que celebra o Centenário dos Camisas Negras.
O presidente do Vasco, Jorge Salgado, ressaltou a importância da valorização da história do Vasco na luta contra o preconceito. Além do dirigente da associação, o evento também contou com representantes da SAF, como o CEO interino, Lúcio Barbosa, e a Diretora Jurídica, Gisele Cabrera.
Há 100 anos atrás, o Vasco fez uma campanha monumental: 11 vitórias, dois empates e uma derrota. A equipe contava majoritariamente com negros e pobres. O clube ficou marcado na história na luta pela inclusão num esporte que era considerado elitista.