Vasco irá homenagear onze personalidades na luta antirracista com a medalha ‘Pai Santana’
Honraria será entregue antes do jogo contra o Grêmio, na quinta, e irá homenagear uma figura histórica. Entre as personalidade estão Roger Machado e o ex-goleiro Aranha
Historicamente, o Vasco sempre esteve à frente das lutas pelas causas sociais. Na próxima quinta-feira, antes do duelo contra o Grêmio, em São Januário, pela Série B, às 20h, o clube carioca irá homenagear personalidades negras com a medalha "Pai Santana". A honraria antirracista será em homenagem ao ex-massagista, figura lendária do Gigante da Colina.
Dessa forma, na quinta, onze personalidades serão homenageadas na primeira edição do projeto. Entre eles, está o técnico Roger Machado, do próprio Grêmio, o ex-goleiro Aranha, que foi vítima de racismo em um confronto contra a equipe gaúcha quando defendia a meta do Santos, pela Copa do Brasil, em 2014.
+ Confira e simule a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro
Além deles, os cantores Emicida e Mano Brown também serão homenageados, assim como a atriz Taís Araújo, o sociólogo Celso Athayde, o jornalista Flávio Oliveira, o estudante Fatou Ndiaye e o historiador e professor Júnior.
Outros três nomes importantes que estarão receberão a honraria são: a jornalista Flávia Oliveira, o religioso e educador Frei David e o diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho.
O Vasco reforça a sua luta por inclusão e respeito e relembra capítulos de sua centenária história como a 'Resposta Histórica' de 1924. A honraria foi criada pelo Departamento de Responsabilidade Social e História e do Marketing.
+ Em meio à negociação da SAF do Vasco, 777 Partners contrata executivo ex-City para gerir futebol
Eduardo Santana foi um dos grandes símbolos vascaínos de união entre as pessoas de diferentes credos e etnias. Ele era figura cativa ao longo dos anos de glória do clube e viu diante de seus olhos surgir craques que ficaram eternos no imaginário do torcedor: Roberto Dinamite, Romário, Edmundo, Juninho e Felipe.
Confira a lista dos homenageados:
Roger Machado, técnico do Grêmio
Aranha, ex-goleiro
Taís Araújo, atriz
Celso Athayde, sociólogo
Emicida, cantor e compositor
Fatou Ndiaye, estudante
Flávia Oliveira, jornalista
Frei David, religioso e educador
Mano Brown, cantor e compositor
Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol
Professor Júnior, historiador