VÍDEO: Iniesta se emociona ao decidir final da Copa de 2010; relembre
Craque da Seleção Espanhola marcou o único gol da decisão na África do Sul, há dez anos, diante da Holanda, carimbando primeira faixa da Roja
Dez anos atrás, a Seleção Espanhola se consagrava em solo sul-africano. Afinal de contas, foi num dia 11 de julho de 2010 que a Roja, como é conhecida, derrotou a Holanda por 1 a 0, na final da primeira Copa do Mundo no continente africano, passando a ter o direito de ostentar pela primeira (e, até então, única) vez o status de campeã mundial.
A campanha foi praticamente irretocável: em sete jogos, seis vitórias e somente uma derrota. No mata-mata, a Espanha marcou quatro gols e não sofreu nenhum, deixando para trás adversários de peso como Portugal (nas oitavas) e Alemanha (na semifinal), além do Paraguai (nas quartas).
O gol foi marcado por Andrés Iniesta, um dos maiores craques de sua geração e dos grandes protagonistas daquela edição do Mundial. Após a partida, no gramado do Soccer City, em Joanesburgo, o meia não segurou as lágrimas. Além da Copa, Iniesta ainda venceu duas Eurocopas defendendo a Seleção.