Caloura em final, americana do Praia tem teste de fogo por volta à seleção
Arma do Dentil/Praia Clube, Alix disputa sua primeira decisão do torneio e sonha com Jogos Olímpicos. Equipe de Uberlândia tenta título inédito contra o decacampeão Rexona-Ades
A responsabilidade da americana Alix Klineman ao desembarcar no Brasil em setembro do ano passado era dupla. Contratação de peso do Dentil/Praia Clube, que hoje disputa pela primeira vez uma final de Superliga feminina, ela tinha de fazer valer o investimento. Ao mesmo tempo, precisava agradar ao técnico da seleção dos Estados Unidos, Karch Kiraly.
É provável que o ex-jogador esteja atento à decisão contra o Rexona-Ades, neste domingo, às 9h, em Brasília, para saber se a ponteira de 1,95m manterá o embalo. Ela deixou todas as brasileiras para trás na conta das maiores pontuadoras do campeonato. Foram 438 acertos, 59 a mais do que a segunda colocada, a ponteira Natália, do time carioca.
– Estou mais confiante como jogadora. Quando cheguei, sabia que era uma competição dura, mas não imaginava como seria. Tenho muito orgulho do que fizemos e do meu desempenho. Trabalhamos forte, e a vitória na semifinal (contra o Minas) deu forças – falou Alix ao LANCE!.
"Quando cheguei, sabia que era uma competição dura, mas não imaginava como seria. Tenho muito orgulho do que fizemos e do meu desempenho. Trabalhamos forte, e a vitória na semifinal nos deu forças" - Alix
O bom desempenho não ilude a atacante. Ela sabe que a concorrência na seleção americana para a Rio-2016 é forte. Tanto que ficou fora do elenco que obteve a classificação olímpica, em janeiro deste ano. Em 2015, a atleta chegou a ser convocada para alguns campeonatos.
– Meu maior objetivo é disputar os Jogos Olímpicos, sem dúvidas. O time é muito forte atualmente. É difícil, mas tenho a sorte de ter feito parte do programa do país e treinado com a seleção – disse a atleta.
Kiraly é referência para a americana, formada pela Universidade de Stanford. Não só pelo que faz na equipe, mas pela contribuição ao desenvolvimento da modalidade. Ela, que começou no vôlei de praia, mas mudou para a quadra para poder aliar o esporte a uma bolsa de estudos gratuita, reconhece a diferença cultural entre as nações favoritas à medalha de ouro em agosto:
– Kiraly é muito competitivo e criou um ambiente favorável. O sistema adotado por ele vem funcionando. Mas lá o esporte não é popular como aqui. Dou praticamente zero entrevistas nos EUA (risos).
Rexona e Praia Clube fizeram, respectivamente, as duas melhores campanhas da primeira fase da Superliga. Enquanto o time do Rio de Janeiro busca o 11º título, a equipe de Uberlândia tenta um feito inédito.
QUEM É ELA
Nome
Alexandra Rose Klineman (26 anos)
Nascimento
30/12/1989, em Manhattan Beach (EUA)
Peso e altura
1,95m e 78kg
Maiores conquistas
Bronze no Pan de Guadalajara-2011 e Ouro na Copa P.Americana-2015.