Pré-Olímpico de vôlei: Seleção Brasileira perde para a Alemanha e se complica no torneio
Brasil ocupa a quarta colocação do grupo A na tabela de classificação
A Seleção Brasileira teve um ''jogo de seis pontos" diante da invicta Alemanha na noite desta terça-feira (3), no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, para seguir dependendo de si por uma vaga para os Jogos de Paris. O Brasil iniciou com a vantagem, cedeu a virada e foi valente até o último ponto mas não conseguiu superar o adversário e amargou uma derrota que complica a caminhada pela classificação. O duelo foi decidido em 3 sets a 1, parciais 21/25, 25/19, 25/19 e 28/26.
Com a derrota, o Brasil se mantém na quarta colocação na tabela de classificação do grupo A no Pré-Olímpico - atrás, de Itália, Alemanha e Cuba. Cabe pontuar que apenas as duas melhores seleções de cada chave garantem vaga em Paris.
PRIMEIRO SET
Atrás na tabela de classificação do grupo A, a Seleção Brasileira sabia da importância do duelo desta terça-feira (3) e começou se impondo diante da Alemanhã no Maracanãzinho. Darlan, escolhido para posição do irmão Alan, assumiu o protagonismo nos primeiros minutos, virando bolas e chamando o público. Os alemães, por sua vez, contaram com o talento de Brehme, de 2,06m, para equilibrar o confronto na metade do set.
Lucão comandou a retomada do Brasil no set e foi fundamental para garantir a vitória brasileira na primeira parcial por 25 a 21. Com nervos à flor da pele, a etapa inicial foi marcada por desafios de vídeos e trocas de farpas entre os adversários em quadra.
SEGUNDO SET
A Alemanha se aproveitou dos erros ofensivos e de saque do Brasil para largar na frente e controlar a vantagem durante o segundo set. A torcida presente no Maracanãzinho percebeu o momento conturbado da Seleção na partida e tentou empurrar o time para uma reação ao som de ''Eu acredito'', mas os alemães fecharam a parcial por 25 a 19.
TERCEIRO SET
Assim como na parcial anterior, a Seleção Brasileira pecou pelo excesso de erros no ataque e resultou em mais uma parcial para a Alemanha, que virou o jogo. Os alemães conquistaram a vantagem no set quando o placar ainda apontava para 6-4. Um dos momentos de maior empolgação para os donos da casa foi quando o líbero Maique jogou pela primeira vez no Pré-Olímpico e foi ovacionado pelo público.
A torcida brasileira tentou novamente empurrar o Brasil para uma arrancada no set e, dessa vez, pediu a virada brasileira nas arquibancadas. Mesmo com apoio, a Seleção foi derrotada por 25 a 19.
ÚLTIMO SET E VITÓRIA DA ALEMANHA
Nessa altura, os alemães, invictos no pré-Olímpico, estavam em uma situação mais confortável no jogo e com emocional mais equilibrado. O Brasil ainda encontrava dificuldades de encaixar as jogadas ofensivas e sofria com a efetividade do adversário, mas as alterações fizeram efeito para que a Seleção tentasse buscar o empate na marra.
Sob gritos de apoio da torcida, a Seleção Brasileira conseguiu diminuir a desvantagem para um ponto em mais de uma oportunidade durante o set - apesar dos erros em sequência. O Brasil contou com o talento de Lucarelli para fazer o Maracanãzinho vibrar com o empate em 21-21 no placar. O duelo permaneceu disputado até o ponto que fez os alemães garantirem o triunfo por 28 a 26.
O Brasil retorna às quadras nesta quarta-feira (4) para encarar a Ucrânia, às 20h30.