Com Flamengo campeão, chances do Atlético-MG ir à Libertadores mais que dobram
Equipe rubro-negra está no G-4 do Brasileirão, e, por isso, abre mais uma vaga para a competição continental
Com a definição da Copa do Brasil e o tetracampeonato conquistado pelo Flamengo, o Atlético-MG viu suas chances de ir à Libertadores aumentarem. Isso porque a zona de classificação do Brasileirão, que antes premiava seis times, agora classificam sete, uma vez que o Rubro-Negro Carioca está entre os seis primeiros e, portanto, abre uma vaga.
Se anteriormente as chances, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, eram de 17,8%, agora, o mesmo instituto aponta 41,4% de probabilidade do Galo ir à próxima Libertadores. Internamente, a delegação alvinegra trata a conquista da vaga como obrigação.
Vale lembrar que, no próximo sábado, 29 de outubro, Flamengo e Athletico-PR decidem o título da Libertadores em Guayaquil, no Equador. A depender do resultado, a missão atleticana pode ficar ainda mais fácil, com o atual G-7 passando a ser G-8, como no ano passado, por exemplo.
Vale lembrar que, no modelo atual, os dois piores colocados, disputam duas fases preliminares antes da Fase de Grupos. Na classificação atual, Galo e Furacão estariam na Pré-Libertadores.