menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Brasileiros voltam a eliminar Botafogo em torneios internacionais

Clubes nacionais são, novamente, 'pedra no sapato' do Glorioso, que foi superado por uma equipe estrangeira em competições da Conmebol pela última vez em 2011

Atlético MG x Botafogo
imagem cameraBotafogo foi, novamente, eliminado por uma equipe brasileira (Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 01/08/2019
01:31
Atualizado em 01/08/2019
07:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Botafogo, mais uma vez, esbarrou em um clube brasileiro. Esta vem sendo a tônica para a equipe de General Severiano, eliminado pelo Atlético-MG na Copa Sul-Americana, nos últimos anos. A última vez que o Alvinegro saiu de um mata-mata de qualquer competição organizada pela Conmebol por uma equipe estrangeira foi em 2011. 

Na ocasião, a competição em questão também era a Copa Sul-Americana. Neste caso, o Botafogo foi eliminado pelo Deportivo Santa Fé, da Colômbia, nas oitavas de final daquela edição. Após o empate por 1 a 1 no Rio de Janeiro, a equipe estrangeira venceu o jogo de volta por 4 a 1 e garantiu a classificação.

Desde então, o Botafogo soma quatro eliminações em mata-matas de torneios internacionais e todas essas diante de rivais brasileiros. Antes do Atlético-MG, o Alvinegro bateu na trave nos confrontos contra o Palmeiras, na Sul-Americana de 2012, Grêmio, nas quartas de final da Taça Libertadores de 2017, e Bahia, pela Copa Sul-Americana do ano passado.

O desempenho diante de equipes estrangeiras - com exceção da Libertadores de 2014, quando o Botafogo foi eliminado ainda na fase de grupos - é positivo. Neste período, o Alvinegro avançou em confrontos eliminatórios diante de equipes como Olimpia, Colo-Colo, Nacional-URU e Defensa y Justicia, que ostentava a liderança do Campeonato Argentino à época.

O calcanhar de aquiles do Botafogo em torneios Conmebol no atual século, portanto, são as equipes nacionais. Em 2019, o Glorioso foi derrotado pelo Atlético-MG nas duas partidas e deu adeus à Copa Sul-Americana nas oitavas de final. Antes disto, o Galo só havia eliminado o Glorioso em duas ocasiões válidas em confrontos eliminatórios.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias