Lateral esquerda torna-se drama do Botafogo em reta final do Brasileirão
Dos últimos dez gols sofridos pelo Glorioso no Campeonato Brasileiro, seis, em menor ou maior grau, contaram com falhas do setor. Titular, Victor Luis volta contra o Cruzeiro
Além do desgaste físico típico de final de temporada e das poucas opções para o técnico Jair Ventura, o Botafogo pode ter um 'reforço' para explicar o mau momento - três derrotas e um empate nos últimos quatro jogos: a fase ruim da lateral esquerda. Nos últimos dez gols sofridos (em um total de nove jogos), o setor esteve, em mais ou menos grau, envolvido em seis destes tentos.
A começar pela derrota de 2 a 0 para o Palmeiras, quando Gilson foi titular, pois a diretoria optou por não pagar a multa que deixaria o titular Victor Luis atuar contra o clube ao qual pretende. No primeiro gol, de Dudu, embora tenha saído da direita, ele nasceu de um cruzamento rasteiro da esquerda. O segundo, a pintura de Keno, nasceu após drible do palmeirense no lateral.
Três dias antes do empate sem gols com o São Paulo, no Pacaembu, o Alvinegro perdeu em casa para o Atlético GO, por 2 a 1. No segundo gol, o mesmo Gilson 'cochilou'. Na ocasião, ele atuou, pois Victor recuperava-se de lesão. O outro gol do Dragão foi um belo chute de fora da área, sem falhas individuais.
Falha individual que aconteceu com o goleiro Gatito Fernández na derrota de 1 a 0 para o Atlético PR, em jogada que nasceu na direita. A esquerda saiu isenta dessa, mas não do gol da vitória de 2 a 1 sobre o Sport, fora de casa. Por mais que Arnaldo, da direita, e toda a defesa tenha se atrapalhado no lance, a jogada nasceu ali, na esquerda.
Também foi naquela região do campo que surgiu o segundo gol do Fluminense, na virada no Nilton Santos, e o tento do Corinthians, que diga-se de passagem, contou com ótima jogada individual de Jô, na vitória de 2 a 1, também em casa. A lista dos últimos dez gols conta ainda com o pênalti convertido por Marquinhos no empate em 1 a 1 com o Avaí.
Para a próxima temporada, os ajustes são necessários e provavelmente haverá novas peças: Victor Luis retorna para o Palmeiras e Gilson, que deve ficar, ainda negocia renovação de contrato. O Botafogo ainda conta com o recém promovido Victor Lindenberg, que fará 20 anos ainda em 2017.