NBB: Bota fecha turno com pivô em alta e otimismo para a Copa Super 8
Ralfi Ansaloni e o técnico Léo Figueiró receberam o LANCE! após o treino da última quarta, o último preparativo para o duelo caseiro diante do Pinheiros
Depois de vencer o clássico contra o Vasco, no dia 1º deste mês, o Botafogo se garantiu entre os oito primeiros colocados do NBB 11 neste primeiro turno. O feito faz com que o time de Léo Figueiró assegure uma vaga na Copa Super 8, um torneio que é novidade no basquete brasileiro e que reunirá justamente os oito melhores do turno inicial e dará vaga à Liga das Américas de 2020.
Antes, no entanto, o Botafogo terá a missão de enfrentar o Pinheiros, nesta quinta-feira, em General Severiano, e tentar encerrar a primeira parte do NBB ainda melhor, com um saldo positivo de vitórias - soma seis triunfos e seis derrotas. O LANCE! ouviu dois dos pilares da boa temporada 2018/19: o pivô Ralfi Ansaloni e o treinador Léo Figueiró.
O experiente Ansaloni não escondeu: aos 30 anos, afirmou estar em sua melhor temporada na carreira. Além disso, ganhou motivação extra pois vai enfrentar o Pinheiros pela primeira vez desde a sua saída de lá, onde atuou na temporada passada.
- Tem uma brincadeira ou outra com eles (do Pinheiros), nada diferente. Mas amanhã (quinta) será um jogo importantíssimo, o último do primeiro turno. Precisamos vencer para chegar bem na Copa Super 8 - disse Ansaloni, que também analisou os motivos para a sua ótima fase:
- Venho mudando o meu estilo de jogo há pouco tempo. Os técnicos vêm me dando confiança, até para eu arremessar de três. Já joguei com o Arthur no Pinheiros e, por isso, temos um entrosamento, comunicação visual, e tudo isso facilita dentro do garrafão - completou, quando questionado sobre a parceria de sucesso com o ala-pivô Arthur.
Ansaloni está com média de 14.5 pontos e 7.6 rebotes no NBB 11
COPA SUPER 8
A Copa Super 8, cabe destacar, reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB e será realizada em duas janelas: a primeira entre os dias 20 e 22 de dezembro, e a segunda entre 26 a 29 do mesmo mês. As partidas serão sediadas na casa das equipes de melhor campanha (leia mais aqui). O Botafogo, atualmente, está na 7ª colocação e enfrentaria o 2º colocado, que, hoje, seria o próprio Pinheiros como rival.
Nosso basquete crescendo! #Repost @nbb
— Botafogo F.R. (@Botafogo) 10 de dezembro de 2018
・・・
Confirmado! ✅
O @botafogo está classificado para a #CopaSuper8! 🔥🏀 pic.twitter.com/jCedFMsGZh
PROJEÇÕES E OTIMISMO
Ao receber a nossa reportagem, Figueiró fez questão de salientar que a sua equipe ainda precisa evoluir para alçar voos maiores e que potencial e competitividade não faltam, embora as lesões do armador Coelho e do pivô Murilo tenham vindo para prejudicar os planos alvinegros.
- A minha vinda para cá foi recheada de expectativas, mas ainda estamos num processo. A proposta era de mudanças, porém creio que o time ainda não rende o que pode render. Tem muito a melhorar. Tivemos duas baixas, Coelho e o Murilo, e tivemos que nos adaptar a uma nova realidade sem eles. A campanha não é tão regular como imaginávamos, mas faz parte. O NBB é muito equilibrado, esse ano ainda mais, e estamos nos mantendo em uma posição que podemos estar. Até poderia ser melhor, mas longe de reclamar. A expectativa é de melhorar para o segundo turno - analisou o treinador.
Sobre Léo Figueiró, Ansaloni também disse que o treinador teve total influência na sua chegada ao Botafogo. Ele finalizou a conversa jogando a bola para cima.
- Tem sido a minha melhor temporada na carreira. Sobre o Botafogo, posso dizer que fizemos um bom Estadual (o Botafogo foi vice-campeão, perdendo a decisão para o Flamengo) e ganhamos entrosamento e confiança. Temos uma equipe muito boa e em evolução. Só temos a crescer.
O último antes da Super Copa 8, o jogo do time de Figueiró e Pinheiros será realizado às 20h45 (de Brasília), no ginásio Oscar Zelaya, na sede alvinegra, pela derradeira rodada do primeiro turno do NBB.