Torneio de consolação? Entenda o que está em jogo para o Botafogo na Taça Rio
Alvinegro enfrenta a Portuguesa nesta segunda-feira, às 20h (de Brasília), em busca de vaga na decisão do torneio
- Matéria
- Mais Notícias
O Botafogo enfrenta a Portuguesa, às 20h desta segunda-feira, pelo jogo de volta da semifinal da Taça Rio. Apesar de ser tratado como o "patinho feio" do Campeonato Carioca, o torneio, que engloba do 5º ao 8º colocado da Taça Guanabara, tem papel importante nas pretensões do clube para a temporada 2023.
O primeiro motivo é claro: a Taça Rio é a forma mais acessível de o Botafogo garantir uma vaga na edição de 2024 da Copa do Brasil. A CBF promoveu mudanças para definir quem disputará a competição. O ranking de clubes foi abolido pela entidade, e a Ferj definiu que cinco vagas da Copa do Brasil sairão da disputa do Carioca: os quatro semifinalistas e o campeão da Taça Rio.
Relacionadas
+ Botafogo x Portuguesa: onde assistir, prováveis times e desfalques da semifinal da Taça Rio
Se não for campeão do torneio de consolação, o Alvinegro precisará necessariamente garantir uma vaga na Libertadores pelo Campeonato Brasileiro ou ser campeão do mata-mata nacional neste ano. Caso contrário, o Botafogo ficará fora da Copa do Brasil 2024. Além do impacto esportivo, a vaga é importante pela questão financeira, uma vez que o torneio distribui premiações milionárias.
+ Premiação da Copa do Brasil 2023: CBF aumenta valores e vai distribuir quantia recorde
Vale destacar que há também a possibilidade de o Botafogo se classificar para a Copa do Brasil com a "ajuda" dos rivais cariocas. O Artigo 37-III do regulamento da Copa do Brasil prevê que, caso um clube carioca obtenha vaga para a Copa Libertadores, abrirá mais vagas para quem ficar nas primeiras colocações do Estadual.
"Outras vagas que sejam eventualmente destinadas à Ferj especificamente em razão da qualificação de clube(s) do Estado para disputa da Copa Libertadores de 2024, será(ão) ocupada(s) de acordo com classificação geral do Campeonato Estadual 2023, excluídos, obviamente, os clubes já qualificados".
A vaga na Copa do Brasil, no entanto, não é o único ponto de atenção na Taça Rio. Após a queda precoce no Carioca e a classificação suada contra o Sergipe na Copa do Brasil, o Botafogo vive momento de instabilidade. O técnico Luís Castro, inclusive, sofre pressão constante e chegou a balançar no cargo.
+ Um ano de Luís Castro no Botafogo: treinador faz balanço do período e pedido para o futuro
Os duelos restantes na Taça Rio, portanto, são uma oportunidade de o time mostrar evolução após o período sem jogos. Além de aliviar a pressão sobre a comissão técnica, o torneio pode funcionar como uma preparação para a fase de grupos Sul-Americana, que começa na próxima semana, e para o Campeonato Brasileiro, que inicia em 15 de abril.
Após o empate em 0 a 0 no jogo de ida, o Botafogo pode até empatar novamente para garantir vaga na decisão. O Alvinegro tem a vantagem de uma igualdade no placar agregado por ter tido melhor campanha na primeira fase. O Audax venceu o Nova Iguaçu na outra semifinal e já está garantido na final da Taça Rio.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias