Com um gol na temporada e líder de assistências do Botafogo no ano, Leo Valencia é uma peça controversa. Para boa parte da torcida, o chileno ainda tem um rendimento abaixo do esperado. Para Alberto Valentim, segue em animador cenário desde a chegada do treinador: titular em todos os jogos.
Na última sexta-feira, na entrevista coletiva de antevisão para o clássico contra o Fluminense, a ser realizado na segunda, Valentim foi questionado a respeito de Valencia e, após revelação de conversa particular, elogiou o camisa 10.
- Tive uma conversa com ele para saber como se sentia mais à vontade, e me disse que prefere atuar por fora, enquanto eu tinha pensado dele jogar por dentro (como ocorreu nos primeiros jogos com o treinador). É um jogador importante, que obedece a parte tática. Ele e o Rabello jogaram todas comigo (e Marcinho, não citado) e procura fazer o que a gente pede - falou Valentim, que já teve que contornar uma saída conturbada do gringo durante a primeira final do Carioca, contra o Vasco.
- Não é fácil. Por mais perto que seja próximo temos diferenças. A forma de jogar, a língua. Todos temos que procurar acelerar e a tendência é melhorar. Ele está no caminho certo - completou o comandante.
Ao todo, Valencia, que chegou ao Botafogo no segundo semestre de 2017 para ser o substituto de Montillo, soma 38 jogos pelo clube alvinegro. Ainda tem oscilado, mas sido fundamental, sobretudo, nas bolas paradas.
Contra o Fluminense, às 20h (de Brasília), Valencia, agora amparado a elogios públicos de Valentim, terá uma nova oportunidade diante de seu torcedor, no Nilton Santos, para abastecer a confiança dos alvinegros. O Clássico Vovô será válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.