Qual é a carta na manga de cada time que disputa o título do Brasileirão?
Palmeiras, Flamengo, Botafogo, Atlético-MG, Grêmio e RB Bragantino brigam pela taça
- Matéria
- Mais Notícias
A disputa pelo título do Brasileirão em 2023 está acirradíssima. Faltando apenas três rodadas para o fim do campeonato, Palmeiras, Flamengo, Botafogo, Atlético-MG, Grêmio e Red Bull Bragantino ainda têm chances matemáticas de levantar a taça. No entanto, qual seria a "carta na manga" que cada um dos seis postulantes tem para a sequência final do Campeonato Brasileiro?
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Foram considerados todos os times que, matematicamente, ainda têm possibilidade de ser campeão brasileiro neste ano, mesmo que o cenário não seja favorável. Líder, o Palmeiras é o único que depende apenas de si (na prática) para conquistar o título. Contudo, apenas quatro pontos separam o Alviverde do Bragantino, sexto colocado até a 36ª rodada.
PALMEIRAS: CABEÇA FRIA, CORAÇÃO QUENTE!
Atual líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras não precisa da ajuda de ninguém para ser o campeão. Comandado por Abel Ferreira desde 2020, o clube desenvolveu uma cultura vencedora, que sabe como lidar com os momentos de maior pressão. Apesar da proximidade dos rivais na classificação, é difícil imaginar o Alviverde perdendo pontos na reta final - ainda mais considerando os três adversários restantes, América-MG, Fluminense e Cruzeiro. Assim, o Verdão vai em busca da taça sem ter ninguém à sua frente, se agarrando no mantra de seu treinador: cabeça fria, coração quente.
➡️ Veja tabela detalhada das últimas rodadas do Brasileirão
FLAMENGO: FÉ NO TITE!
Ao assistir ao ano de 2023 do Flamengo, poucos tinham confiança de que o time chegaria nas últimas rodadas do Brasileirão vivo na luta pelo título. Mas chegou, vivíssimo e renascido. E, sem dúvidas, o principal responsável pelo ressurgimento do Rubro-Negro no campeonato foi Tite. Com aproveitamento superior aos 70% no comando da equipe, o técnico conseguiu arrumar a casa em menos de um mês.
Mais de que isso, Adenor trouxe de volta a confiança de jogadores antes em baixa, como Everton Cebolinha, e a fé da Nação em um elenco antes quase desacreditado. A missão é complicada e, além de vencer os jogos restantes, o Fla precisa torcer por um tropeço do Palmeiras - a não ser que consiga tirar uma diferença de 10 gols de saldo do rival -, mas a torcida acredita. Fé no Mengo. Fé em Tite.
➡️ Melhores times do returno, Flamengo e Atlético-MG medem forças em briga por topo da tabela
BOTAFOGO: A TABELA AJUDA!
A situação do Botafogo no Campeonato Brasileiro beira o inacreditável. O então líder com 13 pontos de diferença para o segundo colocado viu a vantagem desmoronar no segundo turno e hoje ocupa a terceira colocação no torneio. Não à toa, a equipe é a terceira pior do returno em pontos somados, algo inimaginável ao fim da primeira metade da competição.
No entanto, as três partidas restantes podem reacender a esperança alvinegra e ajudar na retomada do troféu, já que a tabela parece favorável. O Glorioso enfrenta o já rebaixado Coritiba, o desesperado Cruzeiro e o praticamente desinteressado Internacional. Desta forma, a sequência "amiga" pode elevar o Fogão rumo ao tricampeonato.
ATLÉTICO-MG: DUPLA DINÂMICA!
Dono da melhor campanha do segundo turno, o Galo reviveu no Brasileirão após uma primeira metade abaixo do esperado. Além da chegada do técnico Felipão, os maiores responsáveis pela boa campanha do Atlético-MG na competição estão no comando de ataque. A dupla Hulk e Paulinho tem liderado os mineiros e colocado o time na briga pelo título, já na reta final do campeonato. Somados, os jogadores fizeram 31 dos 46 gols da equipe no torneio até aqui, incríveis 67,4%. Há sete jogos sem perder, o Galo conta com seus atacantes para decidir os confrontos que restam.
➡️ Igor Paixão solta comunicado nas redes sociais após racismo de jornal espanhol; confira
GRÊMIO: A ZONA SUÁREZ!
O Grêmio é o atual quinto colocado, a quatro pontos do líder, e muitos descartam o clube na briga pelo título. Mas nunca duvide de Luis Suárez. Certamente, a torcida do Imortal tem total confiança no atacante, principal jogador da equipe no campeonato. Da mesma forma, o histórico técnico argentino do Atlético de Madri, Diego Simeone, mostrou segurança no desempenho do uruguaio na reta final de La Liga anos atrás, em 2021. O treinador chamou de "Zona Suárez" a sequência final das ligas nacionais, nas quais, segundo ele, Luisito cresce de produção e decide os jogos importantes. E os números do craque mostram que "El Cholo" estava certo. Confira:
RED BULL BRAGANTINO: SEM PRESSÃO.
Maior azarão entre os seis que disputam o título, o Bragantino pode se dar o luxo de encarar a reta final do Brasileirão com tranquilidade. Em sexto lugar, também a quatro pontos do Palmeiras, o Massa Bruta não lida com a pressão de ser campeão, e uma vaga na Libertadores já seria excelente para as pretensões do clube. Desta forma, a equipe de Pedro Caixinha, uma das mais organizadas da competição, entra em campo sem pressão de correr atrás do campeonato. Quem sabe, assim, o troféu pode parar em Bragança Paulista.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias