Papo com Helio Castroneves: ‘Carro de corrida não sai da garagem sem patrocínio’
Piloto brasileiro comenta sobre o fim da temporada da NTT IndyCar Series
Tudo bem, amigos? Como todos sabem, a temporada 2022 do NTT IndyCar Series chegou ao seu final e, agora, é hora de continuar trabalhando, mas fora das pistas. É hora de estar mais próximo de nossos patrocinadores. E vou dizer uma coisa: essa atividade é tão importante quanto acelerar nos ovais, mistos permanentes e circuitos de rua. Tudo isso porque, sem patrocínio, carro de corrida não sai da garagem.
Minha agenda para as próximas semanas está repleta de eventos promocionais e ações com nossos patrocinadores. Estarei em vários lugares do país visitando essas empresas que confiam no nosso trabalho e ajudam a Meyer Shank Racing avançar cada vez mais.
Mesmo na Indy, cujos gastos são muito menores do que os da Fórmula 1, ainda assim nenhuma equipe pode seguir em frente sem patrocinadores. Mas o legal é que essas parcerias acabam se tornando uma relação de negócios de longo prazo e, muitas vezes, se confundem com a própria identidade do time. Em muitas ocasiões, o fã identifica o piloto pelo patrocinador - “Olha lá, o cara da ‘empresa tal’ bateu!”
Durante os eventos, a correria é muito grande e nem sempre conseguimos dedicar aos patrocinadores a atenção que eles merecem. No caso da Meyer Shank Racing, como temos várias empresas nos apoiando – graças a Deus! -, o tempo com os grupos é cronometrado, ficando aquele gostinho de quero mais.
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É aí que entra essa época do ano. Vocês não imaginam como é legal visitar uma empresa, conhecer as instalações, conversar com os colaboradores, desenvolver atividades com clientes e muito mais. Fico, às vezes, um dia inteiro fazendo isso e saio revigorado, com tanto carinho e apoio. Então, é algo que todos nós da equipe fazemos com muito prazer.
Por falar em patrocínio, muita gente aqui no Brasil olha para meu carro bonitão, mas não sabe direito o que significam as marcas. Vou explicar. As principais são a SiriusXM, que é a maior rádio do mundo, com mais de 32 milhões de assinantes, e a AutoNation, que é a maior varejista de carros novos e usados dos Estados Unidos.
A Artic Wolf é especializada em cibersegurança. Atua protegendo os sistemas e operações eletrônicas de grandes corporações ao redor do mundo. Sabem a Poly, que provavelmente seja a marca de seu fone de ouvido? Também está conosco. Mas o fone é apenas um produto de uma gigantesca linha de áudio e vídeo.
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Vão vendo: você comprar o carro na AutoNation, pode pagar sem susto porque o sistema é protegido pela Artic Wolf, sai ouvindo suas músicas preferidas e conteúdo exclusivo da SiriusXM e, de quebra, pode sair por aí ouvindo tudo com o fone da Poly.
Acham que é só isso? Negativo!
Estão no meu carro e do Simon Pagenaud parceiros como a Clopay, que fabrica portas de aço para garagens e instalações industriais; a Truewerk, que faz uniformes industriais e de segurança; a RCDRV, que é uma rede de concessionárias de motorhomes; a Roberts Service Group, que fabrica e instala sistemas elétricos; a Curb Records, gravadora de música country; a AERO, que desenvolve filmes para pintura sustentável e, por fim, a CAP & Associates, cuja especialidade é projetar e fabricar display de lojas e luminárias.
E, é claro, a Honda e Acura. Sem esse pessoal, a Meyer Shank Racing não estaria na pista e nem eu estaria acelerando o meu #06. Pois é, amigos, é isso por hoje. Cuidem-se e até semana que vem.