Qual foi o erro de arbitragem de Palmeiras x São Paulo na Copa do Brasil 2022?
O Verdão caiu nas oitavas de final para o Tricolor, mas com uma grande polêmica de arbitragem
No ano passado, Palmeiras e São Paulo se enfrentaram em uma decisão da Copa do Brasil também. Nas oitavas de final, o São Paulo eliminou o Palmeiras no Allianz Parque em uma partida marcada por um erro de arbitragem. No jogo de ida, o Tricolor venceu por 1 a 0. No jogo de volta, o Verdão venceu por 2 a 1, levando a decisão para uma disputa de pênaltis.
No entanto, o gol marcado por Calleri no estádio alviverde, que levou a decisão para os pênaltis, foi amplamente contestado. Houve um erro na análise do VAR (árbitro de vídeo), reconhecido posteriormente pela própria CBF. A possível posição de impedimento do jogador do São Paulo não foi devidamente avaliada, e caso fosse confirmada, o gol teria sido anulado.
Naquela ocasião, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, classificou a situação como um "crime". Após o reconhecimento da CBF de ter falhado ao não realizar a análise adequada, o Palmeiras fez um apelo para que a linha de impedimento fosse traçada, mesmo com a decisão já tomada. No entanto, Wilson Luiz Seneme, presidente da comissão de arbitragem, revelou que não seria possível atender ao pedido, pois as máquinas de VAR haviam sido reiniciadas após o término da partida.
+ Quartas de final da Copa do Brasil: onde assistir, chaveamento, tabela e horários dos jogos
- O que fizeram com o Palmeiras foi um crime. Eu espero que os culpados sejam exemplarmente punidos – disse Leila Pereira na época.
Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras voltou a lidar com questões relacionadas à arbitragem. Cerca de 30 torcedores da Mancha Alviverde, principal torcida organizada do Palmeiras, viajaram até o Rio de Janeiro nesta terça-feira (4), com o objetivo de reivindicar isonomia e justiça nas decisões arbitrais dos jogos do clube neste Brasileirão. Em uma entrevista coletiva após a partida contra o Athletico-PR, João Martins, técnico interino do Palmeiras, expressou sua insatisfação em relação a uma jogada que resultou em um pênalti para o Verdão logo no início do jogo.
O zagueiro Zé Ivaldo, do Athletico, atingiu Endrick com uma cotovelada. O árbitro foi chamado ao VAR, assinalou o pênalti e mostrou apenas o cartão amarelo para o defensor, o que, na visão do Palmeiras, poderia ter condicionado o restante do duelo, pois uma punição mais severa poderia ter sido aplicada, como um cartão vermelho direto.
O jogo de ida pelas quartas de final na Copa do Brasil acontecerá nesta quarta-feira (5), às 19h30 (de Brasília), no estádio do Morumbi. Assim como no ano passado, a decisão no duelo de volta será no Allianz Parque.