menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Conheça Aboubakar, craque de Camarões que fez gol no Brasil

Polêmico atacante camaronês já chegou a dizer que era tão bom quanto Salah e foi destaque do último jogo de Camarões <br>

Camarões x Brasil - Aboubakar
imagem cameraAboubakar brilhou contra o Brasil e fez o gol da vitória de Camarões (Foto: Neil Hall / EFE / EPA)
Avatar
Lance!
Doha&nbsp;
Dia 01/12/2022
12:49
Atualizado em 02/12/2022
18:46

  • Matéria
  • Mais Notícias

Camarões conta com um bom setor ofensivo e que poderia fazer melhor na Copa do Mundo. Vincent Aboubakar, estrela da equipe africana, fez o gol da vitória contra o Brasil e foi expulso na comemoração.

No confronto contra a Sérvia, entrou e mudou a partida com um golaço e uma bela assistência para Choupo Moting empatar a partida. Mas quem é o polêmico jogador?

+ Datas dos jogos do Brasil na Copa do Mundo: veja o calendário até a final

No período que antecedeu a disputa da Copa do Mundo, Aboubakar foi o artilheiro da seleção de Camarões, com 13 gols marcados, e um dos grandes destaques nas Eliminatórias Africanas. Aos 30 anos, o camisa 10 soma 93 jogos e 34 gols, sendo o segundo maior artilheiro da história da seleção, atrás apenas de Samuel Eto’o, que marcou 56 vezes e de Roger Milla, com 43. 

Inclusive, a opção do técnico Rigobert Song em não colocar o camisa 10 entre os titulares nos dois primeiros jogos de Camarões na Copa gerou polêmica. Isto porque, Aboubakar não só era o artilheiro do time como capitão da seleção em quase todos os jogos das Eliminatórias. Acabou perdendo a vaga para Mounting, quando todos esperavam que a dupla de ataque seria formada pelos principais jogadores da seleção atual. A justificativa é que, antes do Mundial, Aboubakar ficou oito jogos sem marcar pela seleção.

+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores atualizada

Independente disso, o camisa 10 foi o artilheiro da Copa das Nações Africanas com oito gols marcados, três a mais que Toko-Ekambi, também camaroneses e hoje seu companheiro de ataque. Nas Eliminatórias, também foi um dos grandes destaques, ajudando na caminhada até o Mundial. Recentemente, deu uma entrevista sobre o egípcio Mohamed Salah, considerado o melhor africano em atividade. Mas para Aboubakar, não é bem assim.

– Salah não é um jogador que me impressione. O que ele faz, eu posso fazer. Não tenho apenas a oportunidade de jogar nesses grandes clubes. Esse é o meu ponto de vista – disse, em entrevista ao site 90 football.

Aboubakar - Paços de Ferreira x Porto
Aboubakar teve destaque pelo Porto (Foto: Miguel Riopa / AFP)

Polêmico e bom de bola, Aboubakar deu trabalho ao Brasil e fez história dando a vitória a Camarões. A seleção africana foi eliminada na fase de grupos, mas deu adeus ao torneio de forma digna, com um triunfo histórico e que, com certeza, será sempre lembrado.

CARREIRA NA FRANÇA, PORTUGAL E TURQUIA

Para quem não conhece, Aboubakar fez a maior parte da sua carreira no futebol português e na Turquia. Revelado pelo Cottonsport, de Camarões, ele foi vendido para o Valenciennes, da França, onde jogou por três temporadas, até chegar ao Lorient. Jogando na Ligue One, Aboubakar foi um dos grandes destaques, que lhe rendeu uma ida ao Porto.

Em Portugal viveu seus melhores momentos. Na equipe portuguesa, o camaronês marcou 58 gols em quatro temporadas, sendo um dos artilheiros da equipe naquela temporada. Além disso, em seis temporadas pelo Porto, o camisa 10 de Camarões ainda deu 16 assistências.

+ Adversários no Qatar, Argentina e Austrália já decidiram repescagem com Maradona protagonista

Na Turquia, tem duas ótimas passagens pelo Besiktas. Na equipe de Istambul, ele marcou 35 gols e deu nove assistências. O seu primeiro ano lá foi na temporada 2016/17, por empréstimo do Porto e depois retornou em 2020/21, de forma definitiva. Porém foi apenas mais um ano na Turquia até chegar ao Al Nassr, da Arábia Saudita, seu time atual.

Na Arábia, Aboubakar tem 35 jogos com 12 gols marcados e cinco assistências. Ele atua ao lado dos brasileiros Anderson Talisca e Anselmo, além do meia argentino sempre cobiçado no mercado brasileiro, Pitty Martinez. Por lá, Aboubakar foi comandado por Mano Menezes, atual técnico do Internacional.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias