A Copa de 1998 teve uma novidade: as partidas que iam para a prorrogação, seriam imediatamente encerradas caso um dos times balançasse as redes. Era o "gol de ouro", termo que substituiu "Morte Súbita", pelo evidente mau gosto desta última expressão. A medida prevaleceu apenas no Mundial disputado na França e no seguinte, sediado conjuntamente por Japão e Coreia do Sul. Assim, quatro confrontos na história do torneio tiveram um vencedor dessa forma.
O primeiro deles envolveu justamente a mandante França, nas oitavas de 98. Após o 0 a 0 com o Paraguai no tempo regulamentar, os franceses flertaram com a vexatória eliminação precoce para o time comandado por Carpegiani. Mas o gol de Blanc no finzinho classificaria os futuros campeões, evitando a decisão por pênaltis. Outros jogos daquele Mundial foram à prorrogação, produzindo grande tensão, mas sem que saísse o 'gol de ouro': Argentina x Inglaterra, Itália x França e Brasil x Holanda - todos resolvidos na disputa por pênaltis.
Em 2002, o 'gol de ouro' teve grande protagonismo. O Senegal, que disputava sua primeira Copa, eliminou a Suécia dessa forma nas oitavas e provou do mesmo veneno diante da Turquia, nas quartas de final, sendo derrotado. Mas o jogo com maior repercussão definido dessa maneira foi entre um dos anfitriões, a Coreia do Sul, contra a Itália, nas oitavas. Os sul-coreanos obtiveram a vaga com gol de Jung-hwan, que atuava no italiano Perugia, aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação. Essa partida, assim como a dos asiáticos contra a Espanha, na fase seguinte, ficou marcado por polêmicas de arbitragem: a expulsão de Totti e gol anulado de Tommasi.
Os 'gols de ouro' dos Mundiais
Paraguai 0 x 1 França - oitavas de final da Copa de 98
Laurent Blanc, aos 14 minutos do segundo tempo da prorrogação
Coreia do Sul 2 x 1 Itália - oitavas de final da Copa de 2002
Jung-hwan aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação
Senegal 2 x 1 Suécia - oitavas de final da Copa de 2002
Henri Camara aos 14 minutos do primeiro tempo da prorrogação
Turquia 1 x 0 Senegal - quartas de final da Copa de 2002
Mansiz aos quatro minutos do primeiro tempo da prorrogação