Tunísia se despede da Copa do Mundo com vitória histórica sobre a França, que aguarda adversário das oitavas
Na última rodada do Grupo D, a seleção da Tunísia sentiu o gostinho da classificação para as oitavas de final do Mundial ao vencer a França, mas não avança devido à vitória da Austrália
- Matéria
- Mais Notícias
Não faltou emoção na rodada final do Grupo D da Copa do Mundo. Com um golaço de Khazri, na segunda etapa, a Tunísia venceu a França por 1 a 0 no Estádio Cidade da Educação. A seleção africana sentiu o gostinho da classificação - e esteve, de fato, por dois minutos com a vaga -, mas acabou fora por conta da vitória da Austrália sobre a Dinamarca.
Avançar ao mata-mata do Mundial seria inédito para a Tunísia, mas isso não diminuiu a festa dos torcedores e jogadores africanos após a partida. Afinal, a ex-colônia francesa venceu a seleção rival pela primeira vez em sua história e deixou a Copa de forma digna.
Relacionadas
+ Confira a situação de todos grupos da Copa do Mundo e simule os resultados!
Agora, França e Austrália aguardam os adversários das oitavas de final com a definição do Grupo C, que tem duas partidas ainda nesta quarta, às 16h: Polônia contra Argentina e Arábia Saudita contra México. Todas as quatro seleções têm chances de classificações.
+ ATUAÇÕES: Reservas da França mostram pouco futebol em derrota
TUNÍSIA CRESCE DIANTE DOS RESERVAS
A escalação praticamente reserva da França, ambiente no estádio, com maioria de tunisianos, e o ímpeto da seleção de Jalel Kadri logo deixaram claro: o sonho da classificação não era tão distante assim. Mais intenso, a Tunísia tomou conta dos minutos iniciais e soube aproveitar as fragilidades do time de Didier Deschamps, que entrou em campo com o zagueiro Disasi e o meia Camavinga improvisados nas laterais.
Com bons lances de Slimane, Khazri e Laidouni, a Tunísia pressionou a França. Aos 12, Ghandri chegou a balançar a rede após cobrança de falta, mas o impedimento foi marcado. Depois, faltou capricho nos últimos passes e nas finalizações. A França teve apenas um contra-ataque, mas Coman o desperdiçou, e o 0 a 0 persistiu até o intervalo.
Austrália e Dinamarca também não saíram do zero nos 45 minutos iniciais. Neste cenário, uma vitória levaria a Tunísia às oitavas de final da Copa do Mundo pela primeira vez. E foi assim que as seleções iniciaram o segundo tempo sem mudanças - de nomes ou postura.
FOFANA FALHA, KHAZRI NÃO PERDOA!
Desta forma, o primeiro gol da Tunísia na Copa do Mundo saiu aos 13 minutos da etapa final. Fofana, mal na partida, perdeu a bola para Skhiri, que acionou Khazri. Um dos 10 tunisianos nascidos na França, o camisa 10 avançou, passou por dois marcadores e tocou na saída de Mandanda: 1 a 0! No lance, contudo, Khazri se lesionou e deixou o jogo.
TUNÍSIA NAS OITAVAS POR DOIS MINUTOS
Os parciais resultados - vitória sobre a França e empate entre Dinamarca e Austrália - levavam a Tunísia às oitavas de final. A situação durou apenas dois minutos, contudo, pois Leckie colocou os Socceroos na frente, aos 15, no outro jogo da chave, no Al Janoub.
Enquanto isso, Deschamps acionou Rabiot, Mbappé e Saliba no Cidade da Educação. O salto de qualidade na França equilibrou a partida diante de uma Tunísia menos agressiva.
PRESSÃO, GOL, VAR E FESTA TUNISIANA!
Dembélé ainda entrou nos minutos finais e, por pouco, ele e Mbappé não empataram o jogo. A pressão foi grande e, já aos 53 minutos, Griezmann aproveitou rebote da zaga para empatar. O anticlímax no estádio foi grande, mas não perdurou, pois o árbitro foi ao VAR revisar o lance e marcou impedimento do camisa 7 francês, o que confirmou a vitória e a festa tunisiana após o apito final.
FICHA TÉCNICA
TUNÍSIA 1X0 FRANÇA
Estádio: Cidade da Educação, em Doha (QAT)
Data e hora: 30 de novembro, às 12h (de Brasília)
Árbitro: Matt Conger (AUS)
Assistentes: Mark Rule (AUS) e Tevita Makasini (TGA)
Árbitro de vídeo: Abdulla Al-Marri (QAT)
Público: 43.627 presentes.
Gol: Khazri (1-0, 13'/2ºT)
Cartão amarelo: Kechrida (TUN)
Cartão vermelho: Não houve.
TUNÍSIA (Técnico: Jalel Kadri)
Dahmen; Ghandri, Meriah e Talbi; Kechrida, Skhiri, Laidouni e Maaloul; Slimane (Abdi, 37'/2ºT), Khazri (Jebali, 15'/2ºT) e Ben Romdhane (Chaaleli, 29'/2ºT)
FRANÇA (Técnico: Didier Deschamps)
Mandanda; Disasi, Varane (Saliba, 18'/2ºT), Konate e Camavinga; Tchouaméni, Fofana (Griezmann, 28'/2ºT) e Veretout (Rabiot, 18'/2ºT); Guendouzi (Dembélé, 34'/2ºT), Coman (Mbappé, 18'/2ºT) e Kolo Muani.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias