A classificação da Espanha para as oitavas de final da Copa do Mundo foi festejada pelos jogadores, mas nem todos têm motivos para comemorar. Principalmente o goleiro David De Gea, o mais criticado pelos torcedores durante a primeira fase do torneio. A razão é simples: dos seis chutes que foram em direção ao gol, cinco entraram - sendo uma falha grave em conclusão de Cristiano Ronaldo e um chute que passou entre suas pernas.
Os números poderiam ser piores caso o gol marcado pelo Irã, bem anulado com a ajuda do VAR na segunda rodada, fosse validado. No total, De Gea fez apenas uma defesa durante os três jogos da fase de grupos, muito pouco para quem é considerado o melhor em atividade no futebol internacional. Além disso, erros em saídas de bola, de reposições e no mano a mano contra atacantes também geraram críticas.
Na imprensa espanhola, piadas sobre suas atuações viraram constantes nas redes sociais e torcedores também embarcaram na onda. A falha mais grave foi na primeira rodada da Copa do Mundo, contra Portugal, quando deixou a bola escapar de suas mãos em chute de Cristiano Ronaldo. Na ocasião, o técnico Fernando Hierro bancou a sua permanência, mas as falhas seguiram.
- Ninguém gosta de falhar. De Gea é um dos melhores goleiros do mundo, já passou por isso antes. Nós estamos dando carinho, o encorajando, e o futebol é sobre isso. Ele está tranquilo, treina como sempre, e sabemos que é do futebol, um momento pontual. Tenho ideias claras. Pela minha experiência, é preciso dar confiança, não só nos bons momentos - declarou o treinador.
A diferença de lá para cá é que um forte candidato está crescendo para tentar a titularidade. Kepa Arrizabalaga, jogador do Athletic Bilbao, é considerado o futuro da posição no futebol espanhol e foi especulado como possível reforço do Real Madrid para a próxima temporada. Sua qualidade é notável, apesar da pouca idade - o que mais pesa contra o goleiro.
Aos 23 anos, Kepa já recebeu propostas milionárias de gigantes europeus, mas todas foram recusadas devido a política do Athletic Club de segurar seus jogadores o máximo que puder. Quando testado por Julen Lopetegui antes da Copa do Mundo, deu conta do recado e deixou boas impressões. Nos treinos da seleção espanhola, não são poucos os vídeos com belas defesas do goleiro.
O clima na Espanha é que De Gea é considerada o melhor goleiro do mundo, mas está vivendo um período de pouca confiança e mutias falhas. Já Kepa é visto como um jovem promissor, mas existe o receio de colocá-lo em um mata-mata sem ter estreado em Copas anteriormente. Hierro terá que tomar a decisão até domingo, quando enfrenta a Rússia, às 11h, em Moscou.