Inglaterra pode ter até três novidades para encarar o País de Gales pela Copa do Mundo
Henderson, Grealish e Phil Foden devem ter espaço para mostrar serviço pela seleção inglesa no Mundial
- Matéria
- Mais Notícias
Não será a ‘farra do boi’, mas a Inglaterra terá mudanças para enfrentar o País de Gales, nesta terça-feira (29), pela última rodada do grupo B da Copa do Mundo. Assim, pelo menos três atletas podem ganhar oportunidades entre os titulares pela primeira vez neste Mundial: Henderson, Grealish e Phil Foden.
Eric Dier é outro jogador que também pode ganhar uma chance, Mas, se isso acontecer, a tendência é que, então, Grealish inicie entre os reservas mais uma vez.
Relacionadas
+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores que marcaram
Do trio, a presença mais certa é do volante Jordan Henderson, que ganhará a posição de Jude Bellingham. E essa é uma mudança de extremos, já que Bellingham é o atleta mais novo da delegação inglesa, com 19 anos, enquanto Henderson é o mais velho, com 32.
Jude é avaliado como jogador mais valioso desta Copa do Mundo, estimado em 202 milhões de euros (R$ 1,2 bi, na cotação atual). Na primeira partida da Inglaterra no Mundial, contra o Irã, ele foi o melhor jogador em campo, mas não repetiu a apresentação no confronto seguinte, diante dos Estados Unidos, quando foi substituído durante o segundo tempo para a entrada do próprio Henderson.
+ Confira a tabela da Copa do Mundo e simule as partidas
A tendência é que Bellingham recupere a posição nas fases decisivas, mas uma boa apresentação de Jordan Henderson contra o País de Gales terá tudo para acirrar a briga pela vaga no meio-campo do English Team.
Outro atleta que pode ter a sua primeira oportunidade entre os 11 iniciais da Inglaterra é Jack Grealish, que entrou nos dois primeiros compromissos da sua seleção no Qatar. Inclusive, na goleada por 6 a 2 sobre o Irã foi do meia-atacante do Manchester City o último gol.
O empate em 0 a 0 com os Estados Unidos na última rodada sinalizou a Southgate que o meio-campo precisa ser melhorado. Inclusive, a entrada de Grealish na etapa final contra os americanos foi justamente no sentido de qualificar a condução da bola do centro ao ataque.
No entanto, há uma maneira de Jack Grealish ter que esperar pelo menos mais um jogo para ganhar a esperada chance como titular. Existe a chance de Southgate optar pela volta de um esquema tático com três zagueiros, como foi durante a maior parte do ciclo inglês até o Mundial. Se isso acontecer, a tendência é que Eric Dier seja escalado como zagueiro central, e a peça do meio-campista articulador seja sacrificada.
Nos dois primeiros jogos da Inglaterra na Copa, o sistema utilizado foi o 4-3-3, sendo que Mason Mount foi o terceiro homem do meio-campo, mas não convenceu em suas apresentações.
A última mudança pode ocorrer no ataque. Após muita aclamação da torcida e crônica inglesa, o garoto Phil Foden, do Manchester City, tem boas chances de ganhar uma chance entre os titulares. Na véspera do confronto diante dos galeses, o técnico Gareth Southgate rasgou elogios para o jovem e disse ter planos para ele ainda neste Mundial.
Em caso de entrada de Foden, Bukayo Saka deve ser preservado. O jogador do Arsenal foi escalado como titular nos dois primeiros compromissos dos Três Leões na Copa do Mundo, inclusive tendo deixado a sua marca duas vezes na estreia. Ainda assim, Saka é um dos ‘queridinhos’ de Southgate e muito dificilmente perderá espaço, até porque tem jogador bem até aqui na competição.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias