Jordi Alba corre pelo único gol em torneio oficial que falta pela seleção

Após marcar na Eurocopa, Copa das Confederações e Eliminatórias da Copa do Mundo e Euro, lateral quer se tornar o primeiro do setor da Espanha a marcar em todos os torneios

Escrito por

A Espanha nunca teve um lateral com tantos gols como Jordi Alba. Com oito tentos marcados desde a sua estreia, o jogador do Barcelona está a um de atingir uma marca histórica na seleção espanhola: se tornar o primeiro lateral a marcar em todas as competições oficiais pela equipe. Contra Marrocos, na próxima segunda-feira, às 15h, terá mais uma chance de conseguir a marca. 

Alba já marcou em amistosos, nas Eliminatórias da Eurocopa, na própria Eurocopa, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo e na Copa das Confederações. A última competição que falta é exatamente a Copa do Mundo, onde disputou cinco partidas até aqui. No Brasil, em 2014, quando estreou em Mundiais, a Espanha foi eliminada ainda na primeira fase. 

Pelas competições, Alba marcou contra a Itália, na final da Eurocopa de 2012, contra a Costa Rica, em amistosos, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, contra Belarus e Finlândia, e nas Eliminatórias da Eurocopa, contra a Eslováquia. Também no Brasil, pela Copa das Confederações de 2013, marcou contra a Nigéria. 

Para entender o tamanho do feito, apenas dois laterais marcaram pela Espanha em Copas do Mundo. Em 1966, foi Manuel Sanchís Martínez, contra a Suíça, em boa jogada individual. O segundo veio na Copa do Mundo da Rússia, quando Nacho - zagueiro de origem, mas improvisado na lateral - acertou um belo chute de fora da área para marcar o terceiro gol contra Portugal. 

Espanha e Portugal lideram o Grupo B com quatro pontos, seguidos do Irã, com três, e do Marrocos, já eliminado sem pontuar. Na última rodada do Grupo B, os lusos medem forças com o Irã, na segunda-feira, em Saransk, às 15h (de Brasília). No mesmo dia e horário, os espanhóis terão pela frente o Marrocos, em Kaliningrado.

Siga o Lance! no Google News