Munir: elo entre Espanha e Marrocos que tentou a Copa pelas duas seleções
El Haddadi, que possui nacionalidade espanhola e ascendência marroquina, jogou pela Espanha nas eliminatórias da Eurocopa e tentou ir à Copa da Rússia por Marrocos

- Matéria
- Mais Notícias
O estádio de Kaliningrado receberá nesta segunda-feira, às 15h, a terceira rodada do Grupo B da Copa do Mundo. Quando Espanha e Marrocos entrarem em campo, farão um confronto de opostos - do virtual classificado contra o já eliminado - e também um duelo curioso para um jogador em especial: Munir El Haddadi. O atacante tentou disputar o Mundial pelas duas seleções, mas não conseguiu carimbar seu passaporte para a Rússia.
Aos 22 anos, Munir é espanhol de origem, nascido em San Lorenzo de El Escorial, mas carrega a ascendência marroquina vinda de seus pais, Saida Haddou e Mohammed El Haddadi. Eles se refugiaram na Espanha e montaram sua vida no país, o que levou o jogador a defender as cores da 'Roja' quando se profissionalizou. Revelado pelo Barcelona, havia uma grande expectativa sobre seu futebol que acabou não despontando.
O elo do atacante com as seleções que disputam o Mundial começou em 2014, quando Diego Costa se lesionou e Munir foi convocado pelo técnico Vicent Del Bosque para as eliminatórias para a Eurocopa. Ele substituiu o meia Koke na goleada de 5 a 1 da Espanha contra a Macedônia. Na época, os 22 minutos em campo foram comemorados, mas acabou virando um problema anos depois...
- Jogar pela Espanha é uma decisão minha. Desde pequeno me vejo jogando pela seleção. Falei com pessoas do Marrocos e expliquei que minha vontade era atuar pela Espanha. Quando me contaram (da convocação), fiquei de boca aberta. Eu não conseguia acreditar. É um sonho que se torna realidade o de poder jogar com a Espanha. Estou muito feliz, quero saborear este momento - disse Munir, na época.
O problema é que as chances para Munir diminuiram. A carreira promissora não atingiu o ponto esperado e as chances de defender a Espanha na Copa do Mundo ficaram cada vez mais difíceis. Com a classificação de Marrocos ao Mundial, apareceu a oportunidade de estar na Rússia. Então, o atacante e a Federação Marroquina se uniram para solicitar a liberação à Fifa.
Por ter atuado por Marrocos em uma partida oficial, válida por uma competição internacional - diferentemente de Diego Costa, que atuou pela seleção brasileira em amistosos - o Comitê Arbitral do Esporte decidiu por não liberar o atacante ao Mundial. A Federação Marroquina também entrou com recurso no CAS, onde teve seu pedido negado. Munir vê as duas seleções que tentou defender em campo, mas sem poder atuar por ambas.
Relacionadas

Como ficaram Espanha e Marrocos sem Munir?
Munir El Haddadi pode não estar em campo, mas Espanha e Marrocos se enfrentam nesta segunda-feira, ás 15h, em Kaliningrado, de maneira simultânea a Portugal e Irã - também do Grupo B - para decidir quem avança às oitavas de final. Líder do grupo pelo número de cartões amarelos recebidos, a seleção espanhola precisa fazer saldo se quiser passar na primeira colocação. O adversário sairá do duelo entre Rússia e Uruguai, que se enfrentam ás 11h.
A dúvida na Espanha é se o técnico Fernando Hierro poupará Andrés Iniesta, que está tendo seus minutos controlados nesta Copa do Mundo. Thiago, Koke e Lucas Vázquez disputam a titularidade caso confirme a ausência do meia. A tendência é que a seleção espanhola entre em campo com: De Gea; Carjaval, Piqué, Sergio Ramos, Jordi Alba; Busquets, David Silva, Koke, Iniesta (Thiago/Lucas Vázquez), Isco, e Diego Costa.
No Marrocos, o treinador Hervé Renard mantém a base da última partida e, se fizer alguma alteração ela será no ataque, com El Kaabi saindo para a entrada de Boutaib. A arma é defensiva é Hakimi, jogador do Real Madrid, que conhece bem a seleção espanhola. A equipe deve ir a campo com: El Kajoui; Amrabat, Benatia, Salas, Hakimi; El Ahmadi, Belhanda, Boussoufa, Ziyach, Harit; El Kaabi.
Segunda-feira, 15h
Espanha x Marrocos
Local: Arena Baltika, Kaliningrado (Rússia)
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Auxiliares: Abduxam Rasulov (UZB) e Jakhongir Saidov (UZB)
Onde ver: SporTV, Globo, Fox Sports e Tempo Real no LANCE!
ESPANHA: De Gea; Carjaval, Piqué, Sergio Ramos, Jordi Alba; Busquets, David Silva, Koke, Iniesta (Thiago/Lucas Vázquez), Isco, e Diego Costa. Técnico Fernando Hierro.
MARROCOS: El Kajoui; Amrabat, Benatia, Salas, Hakimi; El Ahmadi, Belhanda, Boussoufa, Ziyach, Harit; El Kaabi. Técnico: Herve Renard.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias