Pela segunda vez na história, Portugal e Uruguai se enfrentam em uma Copa do Mundo. A última partida entre as seleções foi há quatro anos atrás, onde a Celeste eliminou os portugueses no Mundial da Rússia, nas oitavas de final, ao vencer por 2 a 1.
+ Bruno Fernandes se destaca e CR7 bate recorde na vitória de Portugal; veja notas
Quatro anos se passaram, e o técnico Fernando Santos aproveitou a nova safra portuguesa para mudar diversas peças no elenco. Da dolorosa derrota na Rússia para o novo duelo em 2022 são apenas 10 remanescentes, representando 38% dos convocados no Qatar.
Ruí Patrício, Pepe, Raphael Guerreiro, William Carvalho, João Mário, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo foram titulares na Rússia, enquanto Rúben Dias, Bruno Fernandes e André Silva ficaram como opções no banco naquela ocasião.
+ Veja tabela e simule os jogos da Copa do Mundo
Desses, apenas CR7, Rúben Dias, Bruno e Bernado seguem com cadeira cativa e prestígio máximo do treinador. O restante segue em alta no futebol mundial, mas costumam ser reservas na equipe de Fernando Santos.
Com clima de revanche, a seleção portuguesa quer "dar o troco" no Uruguai na próxima segunda-feira, às 16h, complicar ainda mais a situação da equipe de Diego Alonso no Grupo H e se garantir nas oitavas de final da Copa do Mundo.