Gol de Cristiano Ronaldo? Tecnologia na bola esclarece quem abriu o placar para Portugal contra o Uruguai
Sensores da Al Rihla, bola da Copa do Mundo, não constataram toque de CR7, e gol foi confirmado para Bruno Fernandes
Após grande polêmica para saber quem foi o autor do primeiro gol de Portugal na vitória por 2 a 0 sobre o Uruguai, a tecnologia da Al Rihla, bola oficial da Copa do Mundo, confirmou que o gol foi de Bruno Fernandes, e não de Cristiano Ronaldo.
+ Bruno Fernandes brilha na vitória que classifica Portugal às oitavas; veja notas
O lance aconteceu aos nove minutos do segundo tempo, quando o meia cruzou na área e CR7 aparentou resvalar de cabeça. Inicialmente, Cristiano teve o gol creditado a seu favor, mas após análise, a Fifa atribuiu o gol para Bruno Fernandes, assumindo o não toque do camisa 7 na bola. O astro português, no entanto, deixou o campo afirmando ter tocado na bola, e Bruno ficou com a mesma impressão.
Um dia após o jogo, a Adidas, fornecedora da bola da Copa no Qatar, anunciou que sua tecnologia permitiu provar que Cristiano Ronaldo “definitivamente não fez contato” com a bola no momento do gol.
- Na partida entre Portugal e Uruguai, usando a Tecnologia Connected Ball alojada na Al Rihla (bola da Copa do Qatar), conseguimos definitivamente provar que não houve nenhum contato com a bola de Cristiano Ronaldo no gol de abertura do jogo - confirmou a Adidas, em comunicado à ESPN.
+ Veja tabela e simule os jogos da Copa do Mundo no Qatar
A bola desta Copa do Mundo possui uma tecnologia capaz de fornecer dados em tempo real para os árbitros da partida, capturando todos os toques feitos pelos jogadores através de sensores.
- Nenhuma força externa na bola pode ser medida, como mostrado pela falta de batimentos cardíacos em nossas medições. O sensor IMU de 500 Hz dentro da bola nos permite ser altamente precisos em nossa análise - corroborou a Adidas.
Dessa forma, CR7 segue com um gol marcado no Qatar, enquanto Bruno Fernandes foi o responsável pelos dois gols na vitória sobre a Celeste, que classificou a seleção portuguesa às oitavas de final do torneio.
Portugal fecha sua participação na fase de grupos contra a Coreia do Sul, sexta-feira (2), às 12h (horário de Brasília). Com um empate, a equipe de Fernando Santos assegura o primeiro lugar do grupo.