Senegal joga para ‘salvar’ África e manter série que dura 36 anos
Equipe joga por empate com a Colômbia para classificar-se às oitavas; desde 86, ao menos uma equipe do Novo Continente participa dos mata-matas do Mundial
O Senegal enfrenta a Colômbia às 11h (de Brasília) desta quinta, em Samara, precisando de apenas um empate para avançar às oitavas de final. É a última chance de um africano classificar-se, já que os outros quatro estão eliminados (Egito, Marrocos, Nigéria e Tunísia). Além de tentar repetir 2002, ano em que estreou em Copas e chegou até as quartas de final, os Leões de Teranga (apelido da equipe) fariam o continente emplacar a nona edição seguida com ao menos um país do Novo Continente nos mata-matas.
O estágio mais avançado que um africano atingiu em Mundial foi as quartas de final. Foram três vezes que isso aconteceu: Camarões, em 90, o próprio Senegal, em 2002, e Gana em 2010. Desde 86, há um representante da região nas oitavas. É verdade que em apenas uma dessas vezes houve dobradinha, algo já descartado na Rússia. Foi quatro anos atrás, no Brasil, quando Nigéria e Argélia se classificaram e foram eliminadas por potências na fase seguinte. Os nigerianos perderam da França e os argelinos, da Alemanha.
CAMARÕES DÁ O RECADO
A campanha do país no Mundial de 90, com vitória sobre a então campeã Argentina no jogo de abertura, e avanço até as quartas de final, colocou a África em evidência. A partir dali, até o campeonato continental de seleções passou a ter transmissões para várias partes do mundo. Os camaroneses, mesmo com um craque do porte de Eto'o, nunca mais conseguiram repetir a dose, sempre caindo no fase de grupos.
GANA EM DOSE DUPLA
Os ganeses passaram da primeira fase em duas edições seguidas: 2006 e 2010. Na Alemanha, caíram para o Brasil nas oitavas por 3 a 0. Mas em "casa", na África do Sul, tornou-se a terceira seleção africana a atingir as quartas de final. Passou pelos Estados Unidos nas oitavas e, por pouco, não chegou às semifinais. Contra o Uruguai, perdeu um pênalti no último ato e acabou eliminada na disputa de penalidades.
NIGÉRIA RECORDISTA
Em 94, a Nigéria chamou a atenção ao terminar na liderança de grupo que tinha a Argentina. Nas oitavas, chegou a ter a partida na mão contra a Itália, mas perdeu na prorrogação. Em 98, a seleção voltou a participar das oitavas, também superando um gigante na etapa inicial: a Espanha. Nova queda no mata-mata, desta vez para a Dinamarca. Em 2014, tornou-se a primeira seleção do continente a avançar três vezes.
NORTE AFRICANO
Nesse período, Marrocos, em 86, e Argélia, em 2014, foram as seleções da região norte do continente a chegar às oitavas. Os marroquinos foram líderes de um grupo com três europeus (Inglaterra, Portugal e Polônia), mas acabaram derrotados pela Alemanha nas oitavas. O mesmo algoz argelino na última Copa.
ANO A ANO
1986 - Marrocos caiu nas oitavas para a Alemanha
1990 - Camarões caiu nas quartas para a Inglaterra
1994 - Nigéria caiu nas oitavas para a Itália
1998 - Nigéria caiu nas oitavas para a Dinamarca
2002 - Senegal caiu nas quartas para a Turquia
2006 - Gana caiu nas oitavas para o Brasil
2010 - Gana caiu nas quartas para o Uruguai
2014 - Nigéria caiu nas oitavas para a França; Argélia caiu nas oitavas para a Alemanha