menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Encontro pouco amigável entre Cuca e Duílio foi fundamental para a chegada do treinador ao Corinthians

Treinador guardava ressentimentos por ter sido preterido pelo clube no passado, mas situação havia sido acertada antes da contratação do profissional pelo Timão

Cuca, Cuquinha, Duílio e Alessandro
imagem cameraCuca durante a sua apresentação ao elenco do Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 22/04/2023
01:24
Atualizado em 22/04/2023
07:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

O confronto entre Corinthians e Atlético-MG na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado foi uma das ‘obras do acaso’ que no futuro se tornaria um divisor de águas na história do Timão. Naquele dia, o presidente Duílio Monteiro Alves teve um encontro pouco amistoso com o técnico Cuca, novo comandante corintiano, mas que na época dirigia o Galo.

O treinador estava chateado com o mandatário do Timão, pois teria sido descartado no passado como alternativa para o comando do clube alvinegro. A versão que o profissional tinha era de que a direção da equipe alvinegra havia o classificado como estuprador, por conta da condenação de atentado ao pudor com uso de violência contra uma garota de 13 anos na década de 80, na Suíça, quando o técnico ainda era jogador e defendia o Grêmio. Por conta disso, ele não teria atendido bem Duílio.

continua após a publicidade

+ Mário Fernandes fica livre no mercado: listamos 20 jogadores sem clube atualmente

O nome de Cuca realmente havia sido ventilado no Corinthians em duas situações: após a saída de Vagner Mancini, no início de 2021, e depois da demissão de Sylvinho, no começo do ano passado. E nas duas ocasiões, o receio por conta da repercussão negativa referente à condenação foi fundamental para que Alexis Stival não fosse o escolhido.

Duílio Monteiro Alves, à época, não entendeu muito bem o tratamento ruim de Cuca, mas ficou desconfortável e intrigado. No entanto, acabou não dando prosseguimento por dois motivos: estava com a saúde debilitada e tinha um encontro com Vítor Pereira, que definiu pela saída do treinador, que até aquele momento não havia sido firmada. Na ocasião, o presidente corintiano tinha feito uma cirurgia e não estava saudável, mesmo assim fez questão de ir até a Neo Química Arena para conversar com o técnico português e comunicar a descontinuidade do trabalho do profissional.

+ Assine o Star+ por apenas R$32,90 por mês e acompanhe o Timão na Libertadores quando e onde quiser!

Pouco tempo depois, Duílio foi informado por pessoas próximas, entre elas o gerente de futebol Alessandro Nunes, o motivo do mal tratamento de Cuca, e fez contato para esclarecer a situação. Na conversa, ouviu a versão do técnico que disse que não havia sido reconhecido pela vítima como envolvido no crime em três depoimentos que foram dados por ela e que a condenação foi à revelia, porque ele não compareceu para se defender durante o processo. De acordo com o atual comandante corintiano essa ausência se deu por desconhecimento dos fatos, inexperiência, já que tinha 23 anos na época do ocorrido, e fatores financeiros, pois não conseguiria ir constantemente à Europa. Todas essas justificativas foram dadas pelo próprio profissional na sua apresentação no Corinthians, na última sexta-feira (21).

Cuca e Alessandro Nunes - Corinthians
Cuca conversa com o gerente de futebol Alessandro Nunes na sua chegada ao Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

Ainda assim, Duílio Monteiro Alves acionou o departamento jurídico do clube para avaliar as versões do técnico antes de avançar para contratá-lo no lugar de Fernando Lázaro, que permanece no clube alvinegro, mas agora na função de auxiliar da comissão permanente.

Cuca foi o ‘plano b’ da direção corintiana, que inicialmente fez contato para contratar Tite, mas o ex-treinador da Seleção Brasileira não aceitou porque prometeu à esposa que não assumiria clube brasileiro qualquer nesta temporada. A escolha por Alexis Stival, então, foi por conta do histórico de conquistas recentes, experiência e perfil intenso. A ideia do departamento de futebol é que o profissional contratado dê uma ‘chacoalhada’ no elenco.

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias