O Cruzeiro conquistou seus primeiros três pontos no Campeonato Brasileiro ao vencer o Ceará por 1 a 0, gol de Thiago Neves, recuperando-se do revés sofrido para o Flamengo na primeira rodada da competição. Já o time cearense perdeu seu primeiro jogo após golear o CSA no Castelão, em sua estreia no Brasileirão.
O triunfo celeste não teve brilho, pois o Vozão armou um sistema defensivo eficiente em praticamente todo o jogo, exceto no gol de TN10, aos quatro minutos do segundo tempo. Porém, apesar de segurar bem a Raposa boa parte da partida, o time cearense optou por atacar os mineiros somente em contra-ataques, mesmo perdendo.
O time de Mano Menezes teve dificuldades de articular jogadas em todos os setores do campo, principalmente no meio de campo, devido ao grande volume defensivo dos cearenses. O Cruzeiro terá de avaliar suas estratégias de jogo nos próximos duelos, pois como um dos candidatos ao título, os rivais sempre virão mais fechados quando o jogo for no Mineirão
Fabio: o paredão azul
Nos lances em que o Vozão foi para cima do time azul, quem brilhou foi o goleiro Fábio, que fez três intervenções difíceis e ainda defendeu uma penalidade marcada aos 17 minutos do primeiro tempo com a ajuda do VAR, de forma acertada.
Thiago Carleto arrematou para o gol e Lucas Romero desviou a bola com o braço direito, o que gerou o pênalti. Ricardo Bueno cobrou e Fábio defendeu, chegando à sua 26ª intervenção em penalidades jogando pelo Cruzeiro. Sem as defesas do goleiro cruzeirense, o placar teria sido outro e possivelmente a favor do Ceará.
Retorno de Thiago Neves é decisivo
Com o jogo muito amarrado no campo, o Cruzeiro teve de contar com as individualidades do time para sair vencedor do Mineirão. Sem Marquinhos Gabriel, que saiu ainda no primeiro tempo por um problema muscular na coxa direita, com Rodriguinho e Henrique poupados, coube a Thiago Neves o protagonista na equipe para conduzir a Raposa aos seus primeiros três pontos.
TN10 pegou um rebote do goleiro do Vozão após chute de David e marcou um gol de centroavante, sendo decisivo mais uma vez no ataque estrelado. O meia fez uma boa partida, mas ainda está sem ritmo de jogo. Todavia, Mano Menezes ganha um reforço importante para a equipe para o restante da temporada.
Próximos compromissos
O time celeste faz outro jogo em casa, domingo, 5 de maio, contra o Goiás, às 16h. Já o Vozão terá pela frente o Atlético-MG, sábado, 4 de maio, no Castelão, às 21h.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 x 0 CEARÁ
Estádio: Mineirão - Belo Horizonte (MG)
Data-hora: 1º de maio de 2019, às 19h15
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Neuza Ines Back (SP)
Responsável pelo VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Cartão Amarelo: Lucas Romero(CRU)
Cartão Vermelho: não houve
Público e Renda: 22.677 presentes- Pagantes: 17.778/ R$ 265.040,50
Gol: Thiago Neves, aos 4’-2ºT (1-0)
CRUZEIRO: Fábio; Edílson, Léo, Dedé e Dodô; Ariel Cabral (Lucas Silva, 30'/2ºT), Lucas Romero, Robinho, Thiago Neves(Jadson, 33'/2ºT), Marquinhos Gabriel (David, 22'/1ºT) e Fred. Técnico: Mano Menezes.
CEARÁ: Diogo Silva, Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e Thiago Carleto; Fabinho, Auremir e Ricardinho(Fernando Sobral, 26'/2ºT); Chico (Bergson, 32'/2ºT), Ricardo Bueno (Roger, 35'/2ºT) e Leandro Carvalho. Técnico: Enderson Moreira.