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Receita com eSport deve passar a marca de US$ 1 bilhão este ano

Brasil será o terceiro país com mais entusiastas da modalidade. Pensando nisso, a FIA lançará um curso voltado a executivos, profissionais e empreendedores

F1 eSports Arena
imagem cameraeSport é a nova febre mundial e já vem movimentando muito dinheiro (Foto: Divulgação)
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Lance!
São Paulo (SP)
Dia 25/03/2019
15:12
Atualizado em 25/03/2019
15:32

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A receita gerada pelo mercado de eSports este ano ultrapassará, pela primeira vez, a marca de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$4 bilhões), segundo projeção da consultoria Newzoo. O Brasil será o terceiro país com mais entusiastas na modalidade, atrás de China e Estados Unidos.

Para esclarecer temas como a profissionalização de atletas, equipes e ligas e patrocínios nos eSports, a FIA (Fundação Instituto de Administração) vai ministrar um curso de eSports, com foco em negócios, voltado a executivos, profissionais e empreendedores.

- O DNA das equipes de eSports é privado, corporativo, elas se assumem como empresas, cujo objetivo do negócio é o lucro. Essa é a grande diferença em relação aos clubes de futebol, que são em sua maioria associações civis - disse André Sica, especialista em direito desportivo, que será o responsável por ministrar o curso.

O especialista ministrará a disciplina “Aspectos Jurídicos dos eSports para as relações entre clubes, ligas, atletas e patrocinadores”. O curso vai abordar cenários reais na dinâmica entre clubes e jogadores como negociações, parcerias envolvendo associação de marcas, implicações de substituições dos integrantes nas equipes de eSports, entre outros assuntos.

Segundo Sica, a atenção nos detalhes de um contrato, por exemplo, é fundamental tanto para o atleta quanto a equipe de eSports garantirem os seus direitos.

- O contrato de atleta profissional regulado pela Lei Pelé é mais específico do que um contrato geral de trabalho, é mais pesado, carregado de encargos. Tem a cláusula indenizatória, que é o valor que o atleta ou o novo clube tem que pagar se ele for romper com a antiga equipe; mas por outro lado há também a cláusula compensatória, quando o clube vai mandar o atleta embora, tem que pagar tudo o que foi combinado até o fim do contrato - afirmou.

Além de os eSports gerarem uma receita global de US$ 1,1 bilhão este ano, aumento de 26,7% em relação a 2018, segundo a consultoria Newzoo, a audiência mundial alcançará 453,8 milhões de pessoas (201,2 milhões de entusiastas de eSports e 252,6 milhões de espectadores casuais). Nessa velocidade, a estimativa é de que o mercado de eSports gere US$ 1,8 bilhão já em 2022.

SERVIÇO:
Carga Horária: 40 horas
Período do curso:  23/04/2019 à 25/06/2019 (terças-feiras) 
Horário do curso: 19:00 às 23:00.
Local: FIA Unidade Paulista – Metrô Trianon– Av. Paulista, 967, 1° andar (há estacionamento conveniado)
Informações: [email protected]
Inscrições: www.fundacaofia.com.br/cadastrofia/Default.aspx?idcurso=2466&idturma=6475 = http://bit.ly/curso-e-sports-matricula

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