Dorival tem nova semana de treinos para manter Flamengo em evolução
Como abriu a última rodada do Brasileirão na sexta-feira, com vitória sobre o Corinthians, Rubro-Negro terá mais tempo do que o Fluminense para preparar-se para o clássico
O Flamengo colheu os frutos da primeira semana de trabalhos sob o comando de Dorival Júnior; atuação consistente e vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians, o primeiro triunfo rubro-negro na nova casa do rival. Nesta segunda, após dois dias de folga, o elenco se reapresenta no CT do Ninho do Urubu para preparar-se para o clássico contra o Fluminense, sábado no Maracanã, pelo Brasileirão.
Dorival Júnior tem pontos a "atacar" durantes as atividades dos próximos dias, e, por isso, já pode largar na frente do rival. Nesta segunda-feira, às 20h, o time equipe de Marcelo Oliveira enfrentará o Paraná, no Maracanã, pela 28ª rodada. Desta forma, o rival terá dias a menos de descanso e preparação para o Fla-Flu.
AS DÚVIDAS: DIEGO E DIEGO ALVES
Dois dos principais nomes do elenco desfalcaram o Flamengo nos jogos diante do Bahia e Corinthians, as primeiras sob o comando de Dorival: Diego e Diego Alves. A dupla sofreram lesões musculares no dia 26 de setembro, na semifinal da Copa do Brasil, e iniciam a semana entregues ao departamento médico. O clube tem como política não informar o prazo de recuperação dos jogadores.
Na meta, César foi bem como substituto de Diego Alves e não sofreu gols nas duas partidas. Mesmo com as atuações seguras do jovem goleiro, o camisa 1 retornará ao time titular caso esteja em condições. A boa fase de César, por outro lado, fará com que Diego Alves não tenha a recuperação "acelerada".
No meio de campo, a questão é mais delicada. A entrada de Willian Arão no lugar de Diego deu maior liberdade a Paquetá. Ao lado de Everton Ribeiro, o meia é o principal articulador do time, além de ser o artilheiro no Brasileirão.
Caso Diego se recupere, seu retorno à equipe pode implicar em nova mudança no posicionamento do camisa 11 - que já fez diversas funções no Flamengo em 2018 - e caberá a Dorival Júnior pesar os pontos prós e contras da decisão.
AJUSTES DEFENSIVOS, INTENSIDADE OFENSIVA E "CAMISA 9"
A movimentação do setor ofensivo foi o problema atacado por Dorival Júnior antes da partida contra o Corinthians. O time respondeu bem, com Vitinho sendo mais acionado pelo lado esquerdo, Lucas Paquetá aparecendo bem dentro da área, mas a ineficiência dos centroavantes não foi solucionada.
Uribe ganhou moral do treinador e deve ser mantido na equipe titular por ora. Com Maurício Barbieri, o Flamengo atuava praticamente com um "camisa 9" diferente a cada rodada. O longo período sem gols do colombiano, Henrique Dourado e Lincoln provam que a estratégia não teve o resultado esperado. Até por isso, Dorival deve apostar na sequência de Uribe no comando do ataque.
O sistema defensivo não foi o problema do Rubro-Negro durante o Brasileirão - o Fla tem a quarta defesa menos vazada do torneio, com 22 gols sofridos. Os erros cometidos por Léo Duarte e Réver já custaram pontos ao time, mas os dois vivem bons momentos e são titulares absolutos. Renê e Pará, por outro lado, são questionados, mas a concorrência faz com que a dupla se mantenha na equipe. Trauco e Rodinei já tiveram oportunidades e não convenceram.
Desta forma, Dorival precisa ajustar o posicionamento da defesa para a postura adotada sob seu comando, com intensidade em busca da recuperação da bola no campo de ataque em certos momentos, o que exige que os zagueiros atuem mais avançados, assim como os laterais e os volantes Cuéllar e Willian Arão.
Confira a programação de treinos do Flamengo nos próximos dias:
Segunda-feira, no Ninho do Urubu - treino às 15h
Terça-feira, no Ninho do Urubu - treino às 15h
Quarta-feira, no Ninho do Urubu - treino às 15h
Quinta-feira, no Ninho do Urubu - treino às 15h
Sexta-feira, no Ninho do Urubu - treino às 09h30.
Sábado, no Maracanã - clássico com o Fluminense às 17h