Libertadores: Flamengo tem pior aproveitamento na fase de grupos desde 2019
Com uma vitória em quatro jogos, Rubro-Negro tem queda brusca de resultados na Libertadores
- Matéria
- Mais Notícias
Nesta quarta-feira (24), o Flamengo teve noite para esquecer durante jogo contra o Ñublense, pela Libertadores. Em partida morna, o Rubro-Negro, que enfrentou o adversário considerado o 'mais fraco' do grupo, ficou apenas no empate por 1 a 1 e se distanciou de uma possível classificação em primeiro do grupo. O resultado, inclusive, traduz a pior campanha da fase de grupos do Fla desde 2019.
Relacionadas
Em 2019, quando o Flamengo conquistou o bicampeonato, as primeiras quatro rodadas terminaram com três vitórias e um empate: 10 pontos em 12 possíveis. O mesmo cenário praticamente se repetiu nos anos de 2020, 2021 e 2022. O desempenho desta temporada, entretanto, apresenta queda brusca: uma vitória, uma derrota e dois empates, apenas cinco de 12 pontos em disputa.
Relembre retrospecto do Flamengo nas últimas cinco edições da fase de grupos
2019:
3 vitórias
1 empate
11 gols marcados
2 gols sofridos
2020:
3 vitórias
1 derrota
7 gols marcados
7 sofridos
2021:
3 vitórias
1 empate
12 gols marcados
7 sofridos
2022:
3 vitórias
1 empate
10 gols marcados
5 sofridos
2023:
1 vitória
1 derrota
2 empates
5 gols marcados
4 sofridos
Em comparação aos anos anteriores, o cenário já deixa o Flamengo em situação bastante desagradável, mas se considerado que o Rubro-Negro é o atual campeão do torneio, a comparação piora ainda mais a vida do Fla. Em seis meses desde a conquista do terceiro título continental, o Clube da Gávea tem o terceiro técnico à frente da equipe e um desempenho extremamente questionável.
Desde de novembro de 2022, quando Dorival Jr levou o Flamengo ao tricampeonato, o Rubro-Negro teve duas trocas de comando. Com Vitor Pereira, o Rubro-Negro perdeu para o Aucas na primeira rodada da fase de grupos e viu cair uma invencibilidade de 14 jogos fora de casa. Os outros três compromissos válidos pela Libertadores foram sob o comando de Sampaoli: uma vitória e dois empates.
Com o pior aproveitamento em cinco anos, o Flamengo tenta juntar os cacos para 'dar a volta' por cima e encaminhar a classificação para as oitavas de final. Os próximos dois desafios pela fase de grupos serão disputados no Maracanã, e o Fla terá o 'fator casa' a seu favor. Ambos confrontos serão em junho: Racing, dia 08, e Aucas, dia 28.
Antes de voltar a pensar na Libertadores, no entanto, o Rubro-Negro precisa virar a chave e se concentrar no próximo compromisso: o jogo contra o Cruzeiro. A partida, válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, será disputada no Maracanã, às 18h30 (horário de Brasília).
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias