Números indicam o que pode ser decisivo para o Flamengo ser octa
Rubro-Negro pode ser campeão se vencer as duas próximas rodadas. Para isso, será essencial calibrar a pontaria de seu trio ofensivo, principalmente. Veja e compare números
- Matéria
- Mais Notícias
O Flamengo viu o término da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro alimentar as expectativas pelo título como não se via há dias. A distância para o Internacional (líder) é de um ponto e, como ainda haverá confronto direto, permite que o Rubro-Negro seja campeão caso vença os dois próximos jogos. Para isso, será essencial calibrar a pontaria e ser letal nesta reta de chegada.
Relacionadas
Ainda sem assumir a liderança nesta edição, o Flamengo pode dar o "bote" na hora certa. As oportunidades têm sido criadas em profusão, tanto que a média por jogo já supera a da campanha do Brasileiro de 2019, por exemplo. Resta acertar o pé nas oportunidades dentro da área.
+ Novo manto vindo aí: confira a evolução das camisas 1 do Fla no século
De acordo com o site "Sofascore.com", o Fla é o clube que mais acumula "grandes chances perdidas": 82, ao todo. A média é de 2.4 por partida. E o Rubro-Negro necessita de 6.4 chutes para marcar um gol, além de converter 31% das chances criadas. No ano do hepta, a porcentagem de conversão era 47%, por exemplo. Veja o gráfico a título de comparação:
Mesmo sem a eficiência de outrora, o Flamengo possui o ataque mais positivo da edição atual: 63 gols marcados. E, para ser campeão antecipadamente, terá que superar o Corinthians e o Internacional nas próximas rodadas, sendo que o Inter possui a melhor defesa do Brasileirão, com 33 gols sofridos.
TRIO É APOSTA PARA DECIDIR
O mantra é pensar "jogo a jogo", conforme destacou Arrascaeta. E será essencial para o Fla que o uruguaio, Bruno Henrique e Gabigol, sobretudo, já que é quem mais desperdiça chances no Brasileirão, acentuem a sua efetividade neste período de "gás final".
Em parceira com a nossa reportagem, o Sofascore também disponibilizou números atuais de conversão de chances de Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabi em comparação aos deles próprios em 2019, o ano quase perfeito para o Flamengo. Veja abaixo:
ARRASCAETA
BRUNO HENRIQUE
GABIGOL
O trio citado acima está no top-3 de assistências do Fla na temporada: Gabigol e Arrascaeta com 12, enquanto Bruno Henrique tem 10. Ou seja, é um reflexo da boa participação coletiva dos astros, que, indiscutivelmente, têm tudo para serem protagonistas do octa ao afiar a pontaria nas próximas "decisões".
CHANCES DE TÍTULO E TABELA
Depois do tropeço do líder (derrota para o Sport, na quarta-feira), as chances de título para o Fla aumentaram para 40%, de acordo com o matemático Tristão Garcia (via site Infobola). O Inter está com 54%. Veja mais aqui.
+ Fla na cola do Inter: confira a tabela completa do Brasileirão
E, agora, em busca de assumir a liderança e aumentar ainda mais as chances de título, o Flamengo volta a campo neste domingo, às 16h (de Brasília), para encarar o Corinthians, no Maracanã. A partida será válida pela 36ª rodada do Brasileirão e terá transmissão em Tempo Real do L!.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias