OPINIÃO: ‘Uma crise com várias explicações e que não deve ter um bode expiatório’
João Carlos Assumpção, colunista e blogueiro do LANCE!, não acha justo colocar a culpa toda em Zé Ricardo. Ele lembra do foco das contratações e do trauma da Libertadores
"Não acho legal colocarem a culpa toda pelo que está acontecendo em Zé Ricardo, que considero um bom profissional, sério, humilde e competente. E querido pelo grupo.
Vejo duas razões principais para a crise no Flamengo. A surpreendente eliminação da Libertadores, ainda não assimilada até agora por parte dos jogadores, torcida e direção rubro-negra, e a postura do time no setor defensivo e de marcação, algo que Zé Ricardo não conseguiu corrigir até agora, embora venha tentando. Mas cabe aos jogadores também se ligarem...
A marcação é feita muito atrás, o que faz os adversários chegarem com facilidade à área do Flamengo. Ela deveria ser adiantada um pouco, a começar pela marcação feita pelo próprio meio-campo do Fla.
Alex Muralha, apontado até três meses como um grande goleiro, passou a falhar demais, o que também contribui para a fase complicada.
E a diretoria se preocupou mais, até aqui, em reforçar o time do meio para a frente do que do meio para trás. Além do mais a ausência de Diego por um bom período de tempo prejudicou muito o time. Uma crise com várias explicações e que gostaria que não tivesse um bode expiatório só, como costuma acontecer."