Com Flamengo em busca de evolução coletiva, dupla ‘carrega nas costas’ time de Vítor Pereira
Contra o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, dupla está cotada para ser titular mais uma vez. Sob o comando de Vítor Pereira, os atacantes vivem grande fase e destoam do time
Em um início de temporada no qual o coletivo do Flamengo ainda não está funcionando, Gabigol e Pedro estão "carregando o time nas costas". Dois dos principais artilheiros do Brasil em 2023, os camisa 10 e 9, respectivamente, participaram diretamente de 17 dos 19 gols marcados pela equipe de Vítor Pereira. Ou seja, 89,5% dos gols do Fla foram dos atacantes e/ou com assistências deles.
+ Flamengo segue focado em estádio próprio, mas vê projeto 'brecar' por razões burocráticas
Nesta quarta, o Flamengo enfrenta o Volta Redonda pelo Campeonato Carioca e conta com a dupla. A tendência é de que Vítor Pereira escale força máxima neste jogo. A bola rola às 21h10 no Raulino de Oliveira, com transmissão em Tempo Real do LANCE!. Saiba todas informações da partida aqui.
Fazendo seu melhor início de ano com o Manto, Pedro já tem nove gols e duas assistências em sete jogos. É o artilheiro da temporada entre todos jogadores de clubes da Série A do Brasileirão e foi o artilheiro do Mundial de Clubes. A boa fase - que não começou agora - chama a atenção na Europa, mas o Rubro-Negro está "seguro" pelo contrato recém renovado e não tem intenção de negociá-lo.
Assumindo a responsabilidade de vestir o número 10 às costas, Gabigol soma sete gols e um passe decisivo em 2023. Assim como Pedro, participou dos sete jogos do time principal na temporada. A nova camisa e as mudanças no elenco deram ao atacante um papel ainda maior de liderança no Flamengo. Segundo capitão "atrás" de Everton Ribeiro, Gabi tem "dado a cara à tapa" nos momentos de pressão sobre a equipe, como após as derrotas na Supercopa do Brasil e no Mundial de Clubes.
O camisa 9 foi um dos atletas a dar apoio público a Vítor Pereira. "A gente está fechado", afirmou.
COLETIVO EM BUSCA DE EVOLUÇÃO
As fases de Gabigol e Pedro são ainda mais destacadas pelo desempenho coletivo do Flamengo em 2023, que ainda está abaixo do esperado. O sistema defensivo está exposto, como o próprio Vítor Pereira e os jogadores já admitiram. É um consenso que há ajustes a serem feitos e não se restringem aos jogadores de defesa, mas sim ao "time como um todo", como disse Everton Ribeiro.
+ Confira a classificação completa e os próximos jogos do Flamengo no Campeonato Carioca
Para o jogo contra o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, o Flamengo deve ir com o que há de melhor à disposição de Vítor Pereira. O clube só divulgará os relacionados nesta quarta, mas há algumas certezas. Bruno Henrique, Victor Hugo, Léo Pereira e Filipe Luís estão fora, lesionados. A tendência é de que Fabrício Bruno entre na zaga, com David Luiz, e Ayrton Lucas siga na esquerda.
FABRÍCIO BRUNO E THIAGO MAIA: AS EXCEÇÕES
Os únicos gols que Pedro e Gabi não participaram diretamente foram na vitória por 4 a 1 sobre a Portuguesa - gol de Thiago Maia com assistência de Matheuzinho - e a goleada por 5 a 0 sobre o Nova Iguaçu - gol de Fabrício Bruno e assistência de Everton Cebolinha. As exceções acabam colocando em evidência jogadores que ainda não alcançaram os melhores desempenhos em 2023.
Ainda há os dois jogos que o Flamengo atuou com o time formado por atletas do Sub-20 e sob o comando do técnico Mário Jorge. Na vitória por 1 a 0 sobre o Audax, Matheus França marcou o único gol com assistência de Thiaguinho. No 1 a 1 com o Bangu, Lorran, de 16 anos, seis meses e 20 dias, fez história e tornou-se o jogador mais jovem a marcar pelo Fla. O passe foi de Mateusão.