menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Quando a timidez de Arrascaeta quase, de fato, o atrapalhou: L! fala com formador do craque do Flamengo

Em Montevidéu, Heber Silva Cantera, ídolo do Defensor e técnico da base do clube violeta, conversou com a nossa reportagem e falou sobre os primeiros passos do meia no Uruguai

Avatar
Lance!
Enviado especial a Montevidéu (URU)
Dia 23/11/2021
19:06
Atualizado em 25/11/2021
08:55

  • Matéria
  • Mais Notícias

"Arrascaeta é muito tímido, é uma coisa que pode atrapalhar no Flamengo". A frase de Thiago Neves sobre Arrascaeta, antes do início da trajetória de sucesso no Rio, virou meme assim que o uruguaio mostrou a face protagonista dentro das quatro linhas. E o seu jeito introvertido, de fato, quase prejudicou o camisa 14, mas em seus primeiros passos no futebol. É o que lembra Heber Silva Cantera, ídolo do Defensor Sporting e formador do craque do Fla na base.

Em Montevidéu, Cantera, hoje aos 63 anos, detentor de um carisma ímpar e do recorde de jogador com mais partidas (338) pelo La Viola, conversou com o LANCE! e contou detalhes sobre os tempos em que se deparou pela primeira vez com Arrascaeta nas "canteras" do Defensor. 

- O Arrascaeta chegou ao Defensor Sporting muito jovem, com 15 anos. Era muito tímido, muito franzino. Era um menino muito calmo e tímido, na dele, mas se via bastante talento e potencial - disse Cantera, em frente ao Centenário, palco da final da Libertadores no dia 27, emendando:

- No segundo ano, começou a jogar, a melhorar a parte física e a demonstrar todo o seu talento técnico, para a sorte do Defensor, mas sempre seguiu retraído. Sempre foi um menino que falava pouco, muito tranquilo.

> Palmeiras ou Flamengo? Veja opiniões de 10 nomes do esporte sobre quem leva a Libertadores

Heber Silva Cantera - Defensor
Heber falou ao L! em frente ao Estádio Centenário (Foto: Lazlo Dalfovo/ LANCE!)

Cantera ainda comentou que Arrascaeta rapidamente ganhou projeção ao superar o "tranco" tendo corpo franzino e o jeito acanhado. Era questão de tempo explodir no continente. Hoje, o meia está às vésperas de poder conquistar a América pela segunda vez no Flamengo e se solidificar ainda mais como um dos maiores ídolos do clube, como é o seu antigo "profe" por aqui.

Antes de desembarcar no Brasil (Cruzeiro), Arrascaeta subiu e brilhou pelos profissionais do Defensor de 2013 a 2015. O camisa 10 da seleção é um dos maiores xodós dos uruguaios, tanto que diversos abordados pela nossa reportagem chamam Giorgan (como é mais falado por aqui) de "amigo". E Cantera avisou que também o acompanha nos jogos do Brasileirão:

- Nós acompanhamos, sim, ele e o Flamengo, não só pelo conhecimento, mas pelo apreço que temos ao clube, e seguimos o Flamengo sempre. Vimos a Libertadores das temporadas passadas. E acompanhamos também porque passa partidas do Brasileiro aqui. Venho seguindo a carreira do Arrascaeta, que tem sido brilhante e demonstrado todo o seu potencial no Flamengo, e isso nos alegra bastante.

Heber Silva Cantera - Defensor
Heber é ídolo histórico do Defensor e seguiu no clube como técnico das categorias de base do clube violeta (Foto: Reprodução / Facebook)

ARRASCAETA É UM 'PLUS'

Volante afeito à tradicional raça uruguaia, Cantera ainda nos respondeu quem considera os destaques do Flamengo, que consequentemente podem decidir a Libertadores, no dia 27, contra o Palmeiras.

- Bruno Henrique é muito bom. Gabigol é inigualável. Mas eu gosto mais dos volantes. Porque sempre joguei de primeiro volante. [...] No Flamengo, é o Arão, certo? Gosto bastante dele. Eu era um volante mais defensivo do que ofensivo. Sempre fui volante central (cabeça de área). Mas o Flamengo tem bons jogadores, e acredito que o Arrascaeta é um "plus".

Por fim, Cantera não deixou de dar o seu pitaco sobre o quão relevante Arrascaeta, desfalque na Celeste na última Data Fifa, será para levar agora uma seleção sem técnico (Óscar Tabárez saiu há pouco) à Copa do Mundo de 2022 - neste momento está na 7ª colocação das Elminatórias.

- Já tive uma passagem pela seleção uruguaia, que está num momento complicado porque trocou treinador. Mas sempre podemos contar com a qualidade dos jogadores uruguaios. Pela força, pela inteligência e garra que tem, e também com a qualidade de Arrascaeta para nos ajudar a classificar para o Mundial do ano que vem - finalizou.

Arrascaeta - Defensor
Arrascaeta nos tempos de Defensor (Foto: Divulgação / Defensor)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias