‘Quinteto da Nação’ fecha fase de testes com seis minutos em campo

Abel Braga só colocou em campo Diego, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol, juntos, uma vez, frustrando os torcedores que querem ver o quinteto em ação

Escrito por

As contratações feitas pelo Flamengo no início da temporada mexeram com o imaginário dos rubro-negros, que logo passaram a escalar o time ideal com Diego, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol no setor ofensivo. O quinteto, porém, só atuou junto por seis minutos até agora e, com o fim das fases de grupo do Carioca, se encerra o período de testes para Abel Braga.

Foi diante da Cabofriense, no Maracanã, que os cinco jogadores estiveram juntos: Arrascaeta deixou o banco aos 36 minutos, substituindo Willian Arão. Aos 37 da primeira etapa, contudo, Everton Ribeiro foi sacado por Abel Braga.

O técnico, por sua vez, sempre adotou a cautela quando questionado sobre a possibilidade de escalar o time desta forma, com apenas Cuéllar à frente dos zagueiros. Abelão vê outros nomes como essenciais para o setor do meio de campo, como deixou claro após o clássico com o Vasco, no dia 9 de março.

- Só que hoje o meio está com Arão, Cuellar e Diego. Está muito bem entregue. Quem tem a posição tem que tentar mantê-la - disse após o empate em 1 a 1.

Além da opção de Abel Braga por atuar com dois volantes, dando maior proteção à zaga, os poucos minutos do quinteto têm outras explicações. Durante a fase de grupos da Taça Guanabara, o técnico revezou dois times, com Arrascaeta e Gabigol iniciando o Estadual na "equipe B", já que foram integrados ao elenco depois da reapresentação e pré-temporada na Flórida.

Depois, Everton Ribeiro ficou fora de duas rodadas da Taça Rio, com dores no joelho esquerdo, impedindo que Abel Braga pudesse testar a formação diante do Americano e da Portuguesa, nas vitórias por 4 a 1 e 3 a 1, respectivamente.

Pela última rodada da fase de grupos da Taça Rio, o Flamengo encara o Fluminense neste domingo, no Maracanã. Como Arrascaeta está a serviço da seleção uruguaia na China, o quinteto não estará à disposição de Abel Braga para o clássico. Uma vitória garante o Rubro-Negro na semifinal do turno.

Do Fla-Flu em diante, o time da Gávea terá uma sequência de clássicos e jogos decisivos pelo Campeonato Carioca, Copa Libertadores e Brasileirão, que terá início no dia 28 de abril. O Flamengo estreia diante do Cruzeiro, no Maracanã.

Siga o Lance! no Google News