Com pré-contrato assinado, Yony é do Benfica a partir de janeiro de 2020

Colombiano tem vínculo com o Fluminense até o fim do ano e vai deixar o Tricolor após o Campeonato Brasileiro. Atacante é o artilheiro do time na temporada com 16 gols

Escrito por

O atacante Yony González parece ter definido o seu futuro, que vai ser longe do Fluminense. Com vínculo até dezembro, o jogador assinou um pré-contrato com o Benfica, de Portugal, passando a defender o clube a partir do ano que vem. A notícia foi divulgada nesta terça-feira pelos principais jornais do país, como A Bola e Record. A reportagem do LANCE! confirmou a informação.

Os números oferecidos pelo Benfica superam e muito os valores da proposta de renovação do Fluminense. O colombiano vai receber de luvas 2 milhões de euros (cerca de R$ 9 milhões) por um contrato válido até julho de 2024, além de um salário de 50 mil euros por mês (R$ 230 mil). As conversas com os portugueses se iniciaram em agosto, com o desfecho acontecendo no mês passado.

O Tricolor fez três propostas para renovar com Yony, porém nenhuma foi aceita pelo atacante. A primeira foi feita em fevereiro, ainda pelo presidente Pedro Abad, que propôs um contrato de três anos, aumento salarial e luvas, para obter cerca de 70% dos direitos econômicos. Na época, as condições agradaram o staff do colombiano, porém o próprio atleta recusou.

A segunda proposta, já apresentada por Mário Bittencourt, teve os valores parecidos, porém não previa o pagamento de luvas para assinar a renovação. Novamente foi recusada por Yony. O Fluminense então propôs uma contraproposta, com pagamento de luvas, que seriam parceladas pelos três anos de contrato.

TABELA
Confira a classificação do Campeonato Brasileiro


Mais uma vez, o colombiano não foi receptivo e informou que trataria da renovação após o Campeonato Brasileiro. Em setembro, o vice-presidente geral, Celso Barros, afirmou que o jogador não se mostra interessado em permanecer no Tricolor.

- Ele não demonstra, e a gente não sente muito interesse dele em permanecer, não sei. Como é um atleta que veio sem custos, o direito era dele, fizemos até uma proposta parcelando uma eventual compra dos direitos, com um contrato maior, mas ele ainda não deu resposta.

Apesar de não falar abertamente, Yony González queria ter garantias de que iria receber em dia no Fluminense, porém com a grave crise financeira do clube, a diretoria não firmou esse compromisso já que a promessa poderia ser descumprida. Além do Tricolor, Atlético-MG, Grêmio e Bahia, demonstraram interesse pelo atacante.

Com 16 gols em 57 jogos, o colombiano faz, em números, a melhor temporada da carreira. O jogador é o artilheiro do Fluminense em 2019, além de ser o goleador do time no Campeonato Brasileiro, com cinco gols, ao lado de Pedro, atualmente na Fiorentina, da Itália. No entanto, vive um longo jejum, somando nove jogos sem marcar.

Siga o Lance! no Google News