Conmebol pune o Fluminense por uso de sinalizadores em jogo da Libertadores
Comissão Disciplinar da entidade aplica multa de mais de R$ 40 mil por uso de artefatos pirotécnicos e também por falta de estrutura
O Fluminense foi punido pela Conmebol por conta do uso de sinalizadores por parte de torcedores na partida contra o The Strongest (BOL), no Maracanã, pela segunda rodada da Libertadores. Além do uso de artefatos pirotécnicos, o Tricolor também foi denunciado por falta de estrutura para a transmissão. As multas somam 8,3 mil dólares (R$ 40,8 mil), que serão descontadas da premiação.
A punição foi imposta pela Comissão Disciplinar da entidade sul-americana, que denunciou o Tricolor nos artigos "12.2 c)" do Código Disciplinar e no artigo "4.5.5.1" do Manual de Clubes da Libertadores. O primeiro fala em "acender sinalizadores, fogos de artifício ou qualquer outro tipo de objeto pirotécnico" e prevê multa de 5 mil dólares. O segundo diz que o clube mandante "deve estar equipado com infraestrutura de telecomunicações, à custa do clube mandante, para que a companhia de telecomunicações local instale três linhas telefônicas com chamadas internacionais livres". A pena para o segundo é de 10 mil dólares para a falta das três linhas, mas, como faltou uma, a multa foi de 3,3 mil dólares.
+ Veja a tabela e os jogos da Copa Libertadores 2023
O clube ainda será julgado pelo uso de sinalizadores no jogo contra o River Plate (ARG). Se for punido, o valor da multa será maior por conta da reincidência. Nesta semana, a equipe argentina também foi punida pelo uso de sinalizadores.
O Fluminense ainda fará mais três jogos pela fase de grupos da Libertadores, sendo um em casa, contra o Sporting Cristal (PER). Diante de River Plate e The Strongest o Tricolor vai jogar fora de casa.