Alerj aprova Lei Vini Jr para combater o racismo nos estádios do Rio de Janeiro
Projeto de lei segue para a sanção do governador Cláudio Castro
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou a Lei Vini Jr, que combaterá o racismo nos estádios da cidade carioca. O projeto foi aprovado em sessão nesta terça-feira, agora, ele segue para sanção do governador Cláudio Castro.
O deputado estadual Prof. Josemar (Psol) foi o responsável pelo texto, que foi aprovado com unanimidade pelos outros deputados. O projeto visa estabelecer um protocolo para o combate ao racismo nos estádios cariocas.
+ 10% OFF nos mantos internacionais a partir de R$299,90 com o cupom: LANCEFUT
- Temos de uma vez por todas que extirpar este câncer que é o racismo, especialmente no meio esportivo. Essa lei vai no sentido de combater o racismo e criarmos uma sociedade igualitária. A Alerj é a primeira casa legislativa que aprova um PL com este teor no país - disse Prof. Josemar.
Com a nova lei, qualquer denúncia racista nos estádios do Rio de Janeiro deverão ser encaminhados diretamente para o Ministério Público, Defensoria Pública ou outra entidade. Outro quesito no protocolo é a obrigatoriedade de divulgação de campanhas educativas anti racistas nos intervalos esportivos.
Racismo na Espanha
Vinícius Jr vira homenagem em forma de Lei após conviver diariamente com o racismo na Espanha. O jogador atualmente defende o Real Madrid e durante esta temporada colecionou momentos onde sofreu o crime nos estádios espanhóis. O último aconteceu contra o Valencia, no Estádio Mestalla. Na ocasião, o brasileiro chegou a interromper a partida para reclamar dos xingamentos racistas.