Corinthians ‘retira’ verde da bandeira LGBTQIA+ e recebe críticas de comentarista da Globo
A postagem do Timão dividiu opiniões; alguns torcedores entenderam que o importante seria a mensagem passada
O Corinthians fez uma postagem para apoiar o Dia Internacional de Combate à Homofobia nas redes sociais, nesta terça-feira (17), mas o que gerou debate na publicação na internet foi o fato do clube decidir substituir o verde da bandeira - que remete ao rival Palmeiras - para a cor cinza.
A foto foi compartilhada pelo comentarista Pedro Moreno, da Globo, que chamou a atitude de 'mesquinharia' e 'idiotice sem tamanho'.
- Tentar ocultar o verde da bandeira LGBTQIA+ é de uma mesquinharia, de uma idiotice sem tamanho! Que ação lamentável do Corinthians!!! Não resolvemos nossas demandas sociais porque a preocupação real nunca é com a causa. A diferença é que hoje há a necessidade de aparentar engajamento - opinou o jornalista.
Tentar ocultar o verde da bandeira LGBTQIA+ é de uma mesquinharia, de uma idiotice sem tamanho! Que ação lamentável do Corinthians!!!
— Pedro Moreno (@pedromoreno90_) May 17, 2022
Não resolvemos nossas demandas sociais pq a preocupação real nunca é com a causa. A diferença é que hj há a necessidade de aparentar engajamento. https://t.co/R4XH8pkGNx
O jornalista foi rebatido por um internauta que apoiou a decisão do Corinthians em ocultar o verde e afirmou que o jornalista não deveria mais comentar jogos do time. Pedro Moreno respondeu mantendo sua opinião.
- Alterar a cor e desfigurar uma bandeira que representa toda uma causa é retrógrado, pequeno. Não condiz com o tamanho do Corinthians. Tratar a questão com clubismo em nada ajuda o debate. Corinthians foi muito bem em outras ações, como no caso Avelar. Mas nessa pisou feio na bola!
Alterar a cor e desfigurar uma bandeira que representa toda uma causa é retrógrado, pequeno. Não condiz com o tamanho do Corinthians. E tratar a questão com clubismo em nada ajuda o debate. Corinthians foi mt bem em outras ações, como no caso Avelar. Mas nessa pisou feio na bola!
— Pedro Moreno (@pedromoreno90_) May 17, 2022
Outros torcedores apoiaram ou não viram problemas na atitude do Corinthians. A ex-ESPN FC e editora do "JogaMiga", Nayara Perone, destacou que o importante é a mensagem passada.
- Não tiraram o verde, só mudaram o tom para um tom pastel. Nada demais, segue o jogo. Parabéns pelo posicionamento. O importante é a mensagem - tuitou.
PS: NÃO TIRARAM O VERDE, SÓ MUDARAM O TOM PRA UM TOM PASTEL.
— Nayara Perone (@corinthiana) May 17, 2022
NADA DEMAIS, SEGUE O JOGO. PARABÉNS PELO POSICIONAMENTO. O IMPORTANTE É A MENSAGEM!
O Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, é comemorado no dia 17 de maio e visa aumentar a conscientização sobre as violações dos direitos LGBTQIA+ e estimular o interesse pelo trabalho pelos direitos LGBTQIA+ em todo o mundo.