menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Final da Eurocopa pode ter sido ‘super disseminador’ da Covid-19; veja números

Na ocasião, cerca de 67 mil torcedores estiverem no estádio de Wembley para acompanhar o confronto decisivo entre italianos e espanhóis 

Italia x Inglaterra
Nos pênaltis, a Itália superou a Espanha e conquistou o bi da Eurocopa (Laurence Griffiths / POOL / AFP)

Escrito por

Dados do Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra, o Public Health England, apontam que a final da Eurocopa 2020 foi um possível potencializador da Covid-19. A decisão do principal torneio de seleções do Velho Continente atraiu cerca de 67 mil torcedores para o estádio de Wembley, em Londres.
+ Veja os resultados das Eliminatórias europeias 

O estudo divulgado na última sexta-feira (20) destaca que 2295 pessoas poderiam estar infectadas no estádio. Assim, outras 3404 acabaram potencialmente infectadas no duelo entre Itália e Espanha.

- A Euro 2020 foi uma ocasião única e é improvável que víssemos um impacto semelhante nos casos covid-19 em eventos futuros- afirmou em comunicado Jenifer Smith, vice-diretora médica da Public Health England.

- Os dados mostram como o vírus pode se espalhar facilmente quando há contato próximo e isso deve ser um aviso para todos nós, enquanto tentamos retornar à normalidade cautelosa mais uma vez - completou.

Em comparação com outros grandes eventos sediados na Inglaterra, a Eurocopa apresentou um maior crescimento de resultados positivos. O Grande Prêmio de Fórmula 1 da Grã-Bretanha aglutinou 350 mil pessoas em mais de 18 meses durante três dias em julho, no entanto,  o registro de novos casos de Covid-19 estagnou em 585.

No mesmo sentido, o campeonato de tênis de Wimbledon, que reuniu 300 mil fãs em duas semanas, contaminou 881 pessoas.

- Nós mostramos que podemos reintroduzir esportes de massa e eventos culturais com segurança, mas é importante que as pessoas permaneçam cautelosas ao se misturar em ambientes muito lotados - aponta o ministro da Cultura, Oliver Dowden.

- Para que possamos manter a temporada de futebol, teatros e shows seguros com multidões cheias neste inverno, exorto os fãs de esporte, música e cultura a tomar a vacina, pois esta é a maneira mais segura de fazer grandes eventos dispararem em todos os cilindros mais uma vez - conclui.

Antes da final da Euro, aglomerações e confusões generalizadas marcaram o clima nas ruas de Londres.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter