Léo Batista? Entenda por que jornalista João Bellinaso adotou esse nome
Lance! relembra a história curiosa
- Matéria
- Mais Notícias
Léo Batista morreu neste domingo, após lutar contra um tumor no pâncreas, e deixou para trás uma legião de fãs que guardam na memória o rosto e, principalmente, a voz marcante do jornalista. Nem todo mundo sabe, porém, que esse não era o nome de batismo do ícone do jornalismo esportivo.
Relacionadas
➡️Relembre a icônica carreira de Léo Batista no jornalismo
A história volta do verdadeiro nome remete ao início da carreira do profissional. O Lance! relembra essa história curiosa como homenagem no dia em que morreu Léo Batista.
➡️Qual era o time de Léo Batista?
Conheça a história do nome de Léo Batista
Léo Batista iniciou sua caminhada no futebol na 'Rádio Difusora de Piracicaba', sendo setorista do XV de Piracicaba, que tinha acabado de subir para a primeira divisão do Paulistão. O jornalista mudou-se para o Rio de Janeiro e participou da cobertura da primeira Copa do Mundo no Brasil, em 1950.
Anos depois, em 1952, Léo foi contratado pela Rádio Globo, para atuar como locutor e redator de notícias no programa "O Globo no Ar?". Sua estreia como locutor esportivo aconteceu em uma partida entre São Cristóvão e Bonsucesso, no Maracanã. Na difusora, por sugestão do seu chefe Luiz Mendes, que não achava seu nome sonoro, João Bellinaso se tornou 'Léo Batista'.
➡️Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas
Morre Léo Batista
Léo faleceu neste domingo (19), com um diagnóstico de tumor no pâncreas. Extremamente apaixonado por futebol e um exímio comunicador, Léo deixa um legado histórico na televisão aberta.
De acordo com boletim médico, o jornalista deu entrada na unidade, localizada na Freguesia, zona oeste do Rio de Janeiro, no último dia 6, com um quadro de desidratação e dor abdominal. Quadro se agravou nos últimos dias.
A carreira de Léo Batista
Filho de imigrantes italianos, Léo Batista nasceu em Cordeirópolis, no interior do estado de São Paulo. Quando jovem, trabalhou em serviços de alto-falantes, em sua cidade-natal, e rapidamente se estabeleceu no rádio, ainda nos anos 1940.
Léo Batista iniciou sua carreira no jornalismo esportivo na 'Rádio Difusora de Piracicaba', sendo setorista do XV de Piracicaba, que tinha acabado de subir para a primeira divisão do Paulistão. O jornalista mudou-se para o Rio de Janeiro e participou da cobertura da primeira Copa do Mundo no Brasil, em 1950.
Anos depois, em 1952, Léo foi contratado pela Rádio Globo, para atuar como locutor e redator de notícias no programa "O Globo no Ar?". Sua estreia como locutor esportivo aconteceu em uma partida entre São Cristóvão e Bonsucesso, no Maracanã.
Léo Batista chegou à televisão em 1955, na extinta 'TV Rio', onde por 13 anos comandou o Telejornal Pirelli. Ele se mudou para a 'TV Globo' em 1970, excepcionalmente para a cobertura da Copa marcada pelo Tri da Seleção Brasileira. O jornalista logo se destacou devido ao seu estilo descontraído.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias