Sambarreira é Vasco: festa nos arredores de São Januário embala o clube rumo ao acesso à Série A
Grupo de pagodeiros cruz-maltinos faz sucesso nas redes sociais e se torna atração principal antes das partidas disputadas na Colina
- Matéria
- Mais Notícias
Um dos pontos decisivos para o Vasco nessa edição da Série B é o fator casa. O Cruz-Maltino conquistou, ao todo, 42 dos 54 pontos disputados como mandante, até aqui. Isso muito se explica por conta da presença da torcida em São Januário. Personagens dessa corrente de apoio dos vascaínos, o grupo Sambarreira se tornou a atração principal de entretenimento dos torcedores que vão até o estádio apoiar o Gigante da Colina.
Relacionadas
+ ATUAÇÕES: Nenê leva a maior nota em vitória de virada do Vasco
O grupo de samba, formado por dez torcedores, todos vascaínos, surgiu há três anos, oriundo das torcidas "Vascamorim" e "Vasdreia", que se encontravam para realizar um pré-jogo animado antes das partidas em São Januário. Neste ano, sem as restrições de saúde impostas nos estádios em razão da pandemia da Covid-19, Nelsinho, Fábio, Cadu, Danillo, Ewer, Villa, Betinho, Richard, Bruno e Lukas decidiram voltar com o projeto.
O sentimento não para... #lanceCOLINA pic.twitter.com/hdf93MyyC4
— Joel Silva (@JoelSilva90) October 22, 2022
- O intuito era resenhar, beber e se divertir na espera do jogo. Nessa época, basicamente quatro amigos fizeram uma roda de samba, sem muita estrutura, mas que já caiu na graça da torcida. Assim transformamos o pré-jogo em uma experiência única, com muitos cânticos de amor ao Vasco da Gama - conta Fabio, um dos fundadores do projeto.
+ Comentarista do Sportv rasga elogios à torcida do Vasco ao vivo após virada sobre o Criciúma
SUCESSOS DO PAGODE NA VERSÃO VASCAÍNA
Uma das atrações que contribuíram para a adesão dos cruz-maltinos foram as paródias de sucessos de sambas e pagodes em versões com refrãos vascaínos, como o sucesso "Falta Você", do cantor Thiaguinho, que se tornou "Vasco, eu amo você", e "Morango Do Nordeste", do grupo Karametade, que também se transformou nas vozes dos torcedores.
Um dos pontos decisivos para o Vasco nessa edição da Série B foi o fator casa. O Cruzmaltino conquistou, ao todo, 42 dos 54 pontos disputados como mandante, até aqui. Isso muito se explica por conta da presença da torcida em São Januário. #LANCEVASCO pic.twitter.com/mrlcv0fLke
— Matheus Andrade (@FalaAndrade) October 23, 2022
As rodas de samba em frente ao setor social de São Januário arrastam centenas de torcedores, de diferentes idades. Inclusive, o evento já contou com a presença do presidente Jorge Salgado.
- Tem sido gratificante demais ver o carinho da torcida vascaína. Um projeto que começou sem muitas pretensões e hoje ver a galera chegando junto, compartilhando, literalmente abraçando nossa ideia, é gratificante demais. O próprio clube tem curtido nosso projeto. Já fomos convidados por duas vezes a fazer o pré-jogo na Vasco TV, ao vivo - disse Fabio.
+ Jorginho não sacramenta acesso, mas enaltece o Vasco: 'É o time da virada'
Com o triunfo sobre o Criciúma por 2 a 1, de virada, o Vasco alcançou a sua 12ª vitória como mandante na Série B. O Gigante da Colina chegou a segunda posição da competição e está a um ponto de garantir o acesso após dois anos.
*Estagiário, sob supervisão de Tadeu Rocha
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias