menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Nascido fora da Holanda, Max Verstappen corre em casa com status de ídolo nacional

O piloto holandês é belga de nascença, mas representa o país-natal do pai Jos Verstappen

100366721-red-bull-racings-dutch-driver-max-verstappen-competes-during-the-dutch-formula-one-grand-aspect-ratio-512-320
imagem cameraMar laranja vibra com o ídolo nacional (Foto: KENZO TRIBOUILLARD/AFP)
Avatar
Lance!
Zandvoort (HOL)
Dia 25/08/2023
14:47
Atualizado em 25/08/2023
15:34

  • Matéria
  • Mais Notícias

Max Verstappen é o atual dono do campeonato da Fórmula 1. Nos últimos finais de semana, o hino da Holanda se tornou a trilha sonora das corridas da categoria. Este momento está animando muitos fãs do holândes ao redor do mundo, mas em especial, a "Orange Army" - como é chamada a sua base de fãs - dos Países Baixos.

A torcida do país europeu abraçou o piloto de uma forma muito interessante. O Lance! conta a relação do exército laranja com Verstappen, que não é holandês de nascença.

+ Quando volta a Fórmula 1? Veja calendário com as próximas corridas

O MAX…. É BELGA?!

Max Emilian Verstappen nasceu em Hasselt, na Bélgica, em 30 de setembro de 1997. Desde seu início nas categorias de base e até chegar na elite do automobilismo, o bicampeão é licenciado pela Holanda e representa a bandeira do país. No entanto, desde o começo de sua carreira, a questão da sua nacionalidade sempre gerou uma certa "polêmica".

A mãe do piloto, Sophie Kumpen, é da Bélgica e o pai, Jos Verstappen - ex-piloto da categoria - nasceu nos Países Baixos.

Em uma entrevista concedida por Kumpen ao portal "Grand Prix" em 2015 - quando o piloto ainda era chamado de promessa e progídio, ao ser o mais jovem a pontuar na F1 - Sophie afirma que a idententificação que o seu filho é belga.

- A única identificação que Max tem é belga. Ele faz 18 anos no dia 30 de setembro. Nessa data, não antes, ele pode decidir pela nacionalidade holandesa - afirmou Kumpen quando Max tinha apenas 17 anos.

Semanas depois da declaração de sua mãe, Verstappen alcançou a maioridade e escolheu o seu lado, o holandês.

+ Qual é o estado de saúde de Michael Schumacher, ex-piloto de Fórmula 1?

O EFEITO VERSTAPPEN

AUTO-PRIX-F1-NED-PRACTICE
Torcida holandesa 'adotou' Max Verstappen como seu favorito na Fórmula 1 (Foto: SIMON WOHLFAHRT / AFP)

Mesmo com a passagem de pilotos holandeses pela F1, como Gijs van Lennep, Michael Bleekemolen, Huub Rothengatter em décadas passadas, e recentemente, Christijan Albers e Giedo van der Garden, o país nunca foi uma grande potência na categoria e nem algo que todos o território acompanhava fervorosamente. Os primeiros pódios do país só vieram com o pai de Max, Jos, nos anos 90.

Quando Verstappen conquistou poles, corridas e títulos, a visão do automobilismo no país mudou. Um exemplo deste efeito é o retorno do GP da Holanda no calendário da categoria após 35 anos. A corrida reestreiou no território em 2021, após a ascensão do jovem piloto na RedBull.

+Fórmula 1: Verstappen e mais quem? Os pilotos com mais vitórias na história

RELAÇÃO ENTRE A HOLANDA E O MAX

A "Orange Army" atualmente é uma das maiores torcidas da F1, grande parte dela se concentra na Holanda. Pela carência de pilotos na região e a identificação do bicampeão com o território - devido ao seu pai - o país abraçou Verstappen como se fosse um nativo. O atual dono da categoria também não esconde seu orgulho ao mostrar a bandeira vermelha, branca e azul quando conquista uma vitória ou um título mundial. Assim demonstrando um sentimento de gratidão ao país que lhe acolheu.

Como toda parceria entre um piloto vitorioso e o seu país, Verstappen e a Holanda tem um casamento perfeito, onde ambos se amam e são gratos a cada conquista que beneficie tanto o reconhecimento do país em uma modalidade quanto uma realização pessoal para o atleta.

Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

No primeiro treino livre de hoje, o dono da casa, Max, liderou e desfilou todo o seu domínio em frente de sua torcida, Fernando Alonso e Lewis Hamilton completaram a fila. Na segunda sessão, além da batida de Piastri e Ricciardo, tivemos a primeira colocação de Lando Norris, Verstappen veio em seguida e Alexander Albon fez o terceiro melhor tempo.

O terceiro treino livre acontece neste sábado (26), às 6:30h (horário de Brasília), classificação às 10h e domingo (27), a corrida no mesmo horário da qualificação, às 10h.

*JOYCE RODRIGUES, sob supervisão de Ricardo Guimarães.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias