menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Grande destaque do FABR feminino em 2022, Andressa Hotsumi é eleita MVP da final da Liga BFA

Jogadora anotou três touchdowns em toda competição e foi uma das principais armas da equipe na competição

Andressa Hotsumi foi o grande nome da Portuguesa FA na Liga BFA
imagem cameraFoto (Renaulter Kaz) - Andressa Hotsumi foi o grande nome da Portuguesa FA na Liga BFA
Dia 15/11/2022
20:50
Atualizado em 16/11/2022
11:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Portuguesa FA unificou os títulos do Campeonato Brasileiro promovido pela CBFA e da Liga Brasileira de Futebol Americano (Liga BFA) nesta temporada. Este último foi conquistado no último sábado (12/11) em vitória incontestável sobre o Curitiba Silverhawks por 32 a 6, no Croco Stadium, na capital paranaense.

Na campanha vitoriosa da Lusa, a running back Andressa Hotsumi foi eleita a MVP da competição. Foi a pequena e rápida atleta que abriu o caminho da vitória da Portuguesa FA logo em um primeiro drive sensacional e que mostrou que a decisão seria bem diferente do encontro entre as equipes na fase de grupos – que apesar de equilibrado terminou com vitória das donas da casa.

Em entrevista à Valinor Conteúdo, Andressa Hotsumi recordou as dificuldades que passou para se dedicar ao futebol americano e também as conquistas que esse esporte trouxe para a vida dela. Além disso, ter sido eleita MVP a deixou extremamente feliz e lisonjeada. Em toda a Liga BFA, Hotsumi anotou três touchdowns e foi uma das principais armas da equipe.

“Desde quando eu entrei no esporte, não teve um ano que falei ‘esse ano vou me dedicar mais”, todos os anos eu me dediquei 100% ao futebol americano. Coloquei como prioridade. Fui questionada várias vezes por familiares e amigos, porque eu deixava de fazer as coisas por conta de um treino de FA. Fui questionada no trabalho, quando fraturei o ombro jogando e não consegui trabalhar por um tempo.

"Ver meu nome na convocação da seleção brasileira, foi um marco para mim, uma satisfação pessoal e agora ter mais essa conquista de ser a MVP da liga BFA feminina, eu não poderia estar mais feliz e realizada”, destacou.

A grande inspiração de Andressa Hotsumi no esporte é sua avó de 95 anos e, apesar da idade, ela ainda compete em provas de atletismo. Questionada sobre a reação dela com o sucesso esportivo da neta, a running back fica emocionada.

“Ela sempre será minha maior inspiração. Gosto muito de mostrar as minhas conquistas para ela, a admiração e orgulho que ela demonstra faz tudo valer a pena. Ela me fala que fica feliz e eu que levarei a cultura do esporte para as nossas demais gerações”, afirmou.

Andressa Hotsumi que além de jogadora é diretora da Portuguesa também ressaltou o excelente do time no FABR, mesmo com os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Em função disso, o esporte da bola oval teve uma pausa forçada de mais de dois anos e foi uma grande provação manter as atletas motivadas no período.

“Durante a pandemia, a maior preocupação (como diretora esportiva da Lusa), foi manter o futebol americano nas meninas. Agradeço imensamente as várias ajudas que tivemos, como, por exemplo, aulas on-line com nomes importantes do FABR (como o Bruno Barandas, Paulo Henrique - Tidus, Guilherme Cohen, Renan (Buzz), Raphael Negreiros, Lucas Adolfo, entre outros. A Vanuza, nossa preparadora física e kicker, também fez diversas atividades para manter as meninas ativas, assim como fizemos algumas práticas, como ‘dupla Lusa da semana’, sugerido pela nossa atleta Renata, para aumentar a comunicação entre as jogadoras, quando não era permitido os encontros presenciais. Acredito que todas essas atividades foram fundamentais e mantiveram nosso grupo unido. Tivemos poucas atletas que não retornaram aos treinos, quando foi permitido a volta aos gramados”, salientou.

“Antes da pandemia começar, estávamos fazendo a melhor pré-temporada, realmente tínhamos começado o ano com foco total, tínhamos bons coaches, bom elenco, já tínhamos a mentalidade de ser o nosso melhor ano. Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos pós-pandemia (não tínhamos comissão técnica, não tínhamos local fixo de treinos, não tínhamos mais caixa). Acredito que aquela vontade de ser o melhor ano, permaneceu nas atletas. Eu não imaginava que conquistaríamos os dois títulos nacionais do FABR, mas com certeza, a vontade estava em todas nós”, completou.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias