menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Da tática ao humor; das lesões à informação. Mulheres que brilham na cobertura do futebol americano no Brasil

Produzindo conteúdo e informando uma legião de torcedores no país, algumas mulheres que falam sobre NFL e futebol americano nacional

Nágela Freitas lesionahdos
Arte de uma das threads de Nágela Freitas sobre lesões de Aaron Rodgers (Twitter/@NahFreitas42)

Escrito por

Cerca de 10% da população brasileira é aficionada pela NFL. E óbvio que boa parte dos fãs do futebol americano são mulheres. E elas têm ganhado espaço cada vez mais no país, através de brincadeiras bem-humoradas, análises sérias do esporte, comandando podcasts, perfis de times ou explicando detalhadamente as lesões no esporte. Neste texto, queremos dar visibilidades algumas destas mulheres incríveis da comunidade da NFL e do futebol americano no Brasil.

Neste 8 de março, o Lance! celebra algumas das mulheres que estão fazendo história e quebrando barreiras na NFL e no futebol americano – seja dentro ou fora de campo.

Vale lembrar que a comunidade é muito maior que estes cinco nomes aqui citados. Com mulheres incríveis produzindo conteúdo e enriquecendo de informações os torcedores brasileiros. Mulheres na edição e produção da ESPN, escrevendo sobre o esporte em sites especializados, como o The Playoffs, comandando perfis no Twitter, Instagram ou grupos no Whatsapp, fazendo parte da arbitragem de partidas do futebol americano nacional ou fazendo parte da direção de times e confederações no Brasil (como Cris Kajiwara, nova presidente da CBFA), etc. A todas elas, nosso respeito e admiração, sobretudo por navegar em águas que, por vezes, não são das mais receptivas para o público feminino.

Nágela Freitas
Pensou em lesão na NFL, pensou em Nágela Freitas. A fisioterapeuta, especialista em ortopedia e traumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), tem um famoso perfil no Twitter, com threads sobre as principais ou mais raras lesões no futebol americano.

Pelo excelente trabalho desempenhado nas redes sociais nas descrições das lesões, Nágela, recentemente, foi convidada para um estudo da Universidade do Texas, que vai testar hipótese: “A falta da pré-temporada tem efeito no aumento de lesões em jogadores da NFL”. Além dela, o também brasileiro Augusto César Ferreira De Moraes, professor colaborador da Universidade de São Paulo (USP) no departamento de epidemiologia, faz parte do estudo. Ela é torcedora do Pittsburgh Steelers.

Veronica Tozarini
​Mais conhecida nas redes sociais como Vevito, ela é uma das integrantes do coletivo NFL da Zuera, uma das maiores páginas de futebol americano no Brasil. Mas Veronica se tornou viral nas redes sociais por uma bem-humorada narração no TikTok das partidas da NFL.

Torcedora do Kansas City Chiefs, Veronica, e seu namorado Breno, do perfil Polícia da NFL no Twitter, inclusive, apareceram no vídeo da NFL celebrando os torcedores em diversos países acompanhando o Super Bowl LV. 

Claudia Simas
Torcedora fanática do Chicago Bears, Claudia Simas faz parte do podcast BearsCave, incluso no Fumble na Net, maior plataforma de agregadores de podcasts de esportes americanos do Brasil. Ela é profunda conhecedora da história da NFL e, obviamente, da franquia do Illinois, time do qual é fã.

Claudia, além da NFL, também é aficionada pelo entretenimento e universo geek, também possuindo um podcast e blog sobre o assunto.

Carol Grigori
​Torcedora do Dallas Cowboys, Carol Grigori faz parte do blog Blue Star Brasil, o maior site de notícias em português sobre a franquia texana. Além disso, ela tem um site pessoal com notícias e análises da NFL e produz conteúdo sobre o futebol americano em seu Instagram e Twitter.

Os temas de seus textos e vídeos são diversifcados. Variando entre a história da liga e do esporte, informações táticas, explicando termos do futebol americano, contando a jornada de determinado jogador ou fazendo um preview de determinando confronto, entre outros. 

Juliana Cunha
Editora de imagens dos Canais Disney - ESPN e Fox Sports -, Juliana Cunha é torcedora do New England Patriots e fanática pela NFL, definição de sua própria biografia do perfil do Twitter.

Algumas das mais emocionantes chamadas de jogos ou matérias sobre a NFL veiculadas na ESPN ou Fox Sports são fruto do trabalho de edição de Juliana Cunha. 

Essas são algumas das mulheres que abrilhantam o futebol americano no Brasil com produção de conteúdo, seja informativo, visual, humorístico, de um nicho de franquia ou sobre lesões. Mas o universo feminino da NFL não se resume a essas mulheres. Há pessoas incríveis falando sobre o esporte, como Ana Luiza Figueiredo, do Mile High Brasil e Tailgate Zone Br; Giovanna Sociarelli, do Flor do SuperDome; Mel Bortoluzo, do The InFormation, Estagiário da NFL e BlackYellowBR, Flavia Cordovez, que faz bonequinhos de feltro a mão de jogadores e personalidades da NFL e outros esportes; Mia Mastrocolo, do The Playoffs e USA na Rede; Lakita Sodré, do Salão Oval; entre tantas outras!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter