Barcelona é indiciado na Espanha por caso envolvendo suborno à arbitragem
O crime é investigado no Caso Negreira, no qual o clube é acusado de subornar ex-diretor da La Liga
- Matéria
- Mais Notícias
O Barcelona será indiciado na Justiça pelo crime de suborno ativo, na Espanha. O crime é investigado no Caso Negreira, no qual o clube catalão é acusado de fornecer pagamentos a um ex-diretor da La Liga, em troca de favorecimentos entre 2001 e 2018.
Relacionadas
Na manhã desta quinta-feira (28), a Guarda Civil do país, esteve presente na sede da Federação Espanhola de Futebol, para busca e apreeensão de documentos relacionados a investigação. A imprensa da Espanha noticia que o objetivo dessa operação é encontrar as atas das reuniões do Comitê de Árbitros que contaram com a presença de José María Enríquez Negreira, então vice-presidente do comitê - que é o principal acusado de receber os subornos.
O juiz Joaquin Aguirre indiciou além do Barcelona, Negreira e seu filho, os ex-presidentes do clube catalão, Josep Maria Bartolomeu e Sandro Rossell.
- Por dedução lógica os pagamentos realizados pelo Barcelona satisfaziam os interesses do clube. O crime de suborno se consumou com a realização do pagamento, demostrada ou não a corrupção sistêmica da arbitragem espanhola por conta de tais pagamentos. - descreveu o juiz na decisão
Sobre a função de Negreira, o juiz Joaquim Aguirre foi categórico:
- Ser imparcial e ter um trato igualitário com todas as equipes, razão pela qual torna-se incompatível com o exercício natural de seu cargo que receba uma vultuosa remuneração anual sem contrato que sirva de suporte para realizar uma função de seguimento dos árbitros que dirigiam o Barcelona e que se encontravam sob sua órbita. - afirmou o magistrado
BARCELONA PODE SER PUNIDO?
Como o crime já prescreveu, o Barcelona não pode mais sofrer penalidades esportivas na Espanha. No entanto, o clube catalão ainda pode sofrer punições da UEFA.
O Barcelona era investigado pelo crime de corrupção, mas com a mudança para suborno, instaura-se um delito mais grave. O clube já foi formalmente indiciado à Justiça. De acordo com a imprensa local, entretanto, ainda não há pedidos de prisão expedidos.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias