Chefe das investigações da Fifa: ‘Um grande dia para o futebol’
Richard Weber analisa prisões desta quinta-feira e fala em 'esperança para o esporte'
Chefe das investigações sobre a corrupção na Fifa, Richard Weber, disse nesta quinta-feira, em Washington, durante a divulgação dos nomes dos 16 novos indiciados, - entre eles, Ricardo Teixeira e Marco Polo del Nero -, que o momento é de muita esperança para o futuro do esporte.
- Falei em maio na primeira fase das investigações, durante a prisão de alguns membros da Fifa, que aquele era um dia excelente. E digo que novamente que esta quinta feira, 3 de dezembro, é um grande dia, pois avançamos nas investigações e tenho a certeza de quando tudo for concluído, acabaremos com esta Copa do Mundo da fraude e espero que a Fifa faça o necessário para que o futebol volte a ser o que deve ser: um esporte que as pessoas adoram.
Logo em seguida, Weber disse que anos e anos de corrupção estão sendo descobertos, sendo conhecidos objetivos obscuros e indevidos e que para isso, os investigadores trabalharam anos a fio.
- A integridade do sistema americano foi violada. Por isso, entramos neste problema. Este esquema de fraude e sonegação e formação de quadrilha chegou ao fim, a conduta criminal estava contra o fair play e o jogo limpo que a Fifa tanto fala. Analisando os direitos transmissão e marketing, descobrimos que a única coisa que fizeram foi enriquecer. Centena de milhões de dólares circulando envolvendo pelo menos 40 países, gente ganhando até um milhão de dólares desta forma. Por isso a Copa do Mundo da fraude.
Diego Rodriguez, membro do FBI, disse que os executivos aproveitaram o poder e influência por anos, ganhando muito dinheiro com o direito de transmissão e marketing esportivo e Copa do Mundo. E que eles cometeram o erro de movimentar grandes quantias através de bancos americanos.
- Os nossos bancos foram usados e, nesse sentido, podemos investigar e saber o que ocorreu e assim esses corruptos passaram a jogar sob nossas regras. Estamos atrás desse tipo de evidência. Estamos no caminho certo.